Notas sobre o Teatro Musical de Eduardo Dussek

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DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102412021e0107

Palavras-chave:

Eduardo Dussek, Teatro Musical, Teatro de Revista no Brasil

Resumo

O artigo estuda duas canções criadas por Eduardo Dussek e Luiz Carlos Góes para o Teatro Musical Brasileiro. São analisadas as canções Alô, Alô, Brasil, composta por Dussek para o show Feiticeira, protagonizado por Marília Pêra, em 1975, e A Loura do Carteado, engendrada por ele em parceria com Góes. Esta foi escrita para a travesti Rogéria cantar em Rio Gay, encenação que estreou no Teatro Alaska, no Rio de Janeiro. A montagem possuía um elenco composto por travestis e sua concepção estética revivia os áureos tempos do Teatro de Revista no Brasil.  No artigo também há a descrição do começo da carreira teatral de Dussek, revisitando sua atuação, quando ainda era adolescente, no espetáculo As Desgraças de uma Criança, de Martins Pena, sob direção de Antônio Pedro.

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Biografia do Autor

Luís Francisco Wasilewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-Doutor em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea(PACC) da UFRJ. Doutor em Literatura Brasileira pela USP (2015). Mestre em Literatura Brasileira pela USP (2009). Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004).

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Publicado

2021-09-14

Como Citar

WASILEWSKI, Luís Francisco. Notas sobre o Teatro Musical de Eduardo Dussek. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 41, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5965/1414573102412021e0107. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20424. Acesso em: 22 dez. 2024.