Corpos encarcerados: Socioeducação numa experiência com a dança em Cuiabá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200123

Palavras-chave:

Socioeducação, Dança, Estratégias

Resumo

A proposta deste artigo é o relato de uma experiência em dança com jovens internos no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (CASE-MT) e uma reflexão sobre as estratégias criadas para o enfrentamento de uma situação complexa e conflituosa. No espaço de encarceramento que tem em seu cerne a perspectiva coercitiva, como trabalhar o corpo na dança, com adolescentes encarcerados?

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Biografia do Autor

Elka Mouro Victorino, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG)

Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT (2019). Performer, bailarina. Analista do Sistema Socioeducativo da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso.

Maria Thereza Oliveira Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMG)

Doutora em Artes Cênicas pela USP. Professora no Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

VICTORINO, Elka Mouro; AZEVEDO, Maria Thereza Oliveira. Corpos encarcerados: Socioeducação numa experiência com a dança em Cuiabá. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–16, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200123. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18875. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Artes da Cena atrás das grades