Um diário para as emoções: processo de educação pela arte com jovens privados de liberdade em Loja/Equador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200121

Palavras-chave:

Educação artística, Emoções, Jovens infratores, Teatro e prisão, Sócio educativo

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre uma experiência vivenciada no Centro de Adolescentes em Conflito com a Lei CAC, na cidade de Loja, Equador, por meio da introdução da linguagem da educação artística como abertura para o desenvolvimento de uma postura reflexiva sobre as emoções e a consciência existencial para o teatro. A partir das artes visuais e das artes cênicas, foi proposta a construção de um diário descritivo e estético, que foi preenchido a partir do estímulo de temáticas emocionais exploradas num sentido progressivo. Desde a pintura do autorretrato até os jogos e a dramatização de pequenos contextos, o registro feito foi abordado como metáforas a serem exploradas conversando, neste compêndio, com autores que respaldam o tema por meio da responsabilidade social da educação para a arte.

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Biografia do Autor

Carla Marcelino, Universidade Técnica Particular de Loja

Gestora Cultural e Diretora Cénica com experiência na área artística, pedagógica, humanística e de investigação em indústrias criativas. Habilidades de gestão de processos humanísticos; comunicação e relacionamento; criatividade narrativa e expressiva; resolução de conflitos; liderança; escritura literária; curadoria e investigação cultural.

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

MARCELINO, Carla. Um diário para as emoções: processo de educação pela arte com jovens privados de liberdade em Loja/Equador. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–31, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200121. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18850. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: Artes da Cena atrás das grades