Grotowski: O decoro profissional como imperativo metodológico

Autores

  • Filipe Pereira INET-md FCSH / Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731033920200209

Palavras-chave:

Grotowski, Decoro, Ética, Profissão, Metodologia

Resumo

Neste breve artigo defende-se que a dimensão ética, que é fundamental na metodologia proposta por Grotowski, resulta do extremar das mais simples regras de decoro profissional que são ensinadas nas escolas de teatro e postas em práticas pela maioria das companhias teatrais. Este aspecto é de extrema relevância, nas artes performativas como na sua pedagogia, quando considerada a dialéctica entre o “trabalho sobre si mesmo” e a alteridade. Aborda-se sucintamente o percurso artístico de Grotowski para defender uma dimensão ontológica da sua noção de Arte e demonstrar a coerência e linearidade do mesmo. Também concisamente, indicam-se as suas principais referências éticas e profissionais e como foram aplicadas na prática, realçando a importância conferida ao Outro. Termina-se argumentando em favor da ética como imperativo profissional e artístico no contexto grotowskiano, alicerçando-a no decoro profissional e na prática artística.

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Biografia do Autor

Filipe Pereira, INET-md FCSH / Universidade Nova de Lisboa

Performer, director de teatro, programador cultural e investigador em Etnografia da Performance. Colaborou com Jerzy Grotowski como investigador no seu Workcenter de Pontedera (Itália), entre 1990 e 1992, usufruindo de bolsa de investigação por parte da Fundação Gulbenkian e da Secretaria de Estado da Cultura (Portugal). Em 2015, concluiu o mestrado em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra. Doutorando em Estudos Artísticos - Arte e Mediações pela Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, é investigador integrado no Instituto de Etnomusicologia (INET-md) e bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia

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Publicado

2020-12-23

Como Citar

PEREIRA, Filipe. Grotowski: O decoro profissional como imperativo metodológico. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 39, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5965/14145731033920200209. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18785. Acesso em: 22 dez. 2024.