Grotowski: O decoro profissional como imperativo metodológico
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731033920200209Palavras-chave:
Grotowski, Decoro, Ética, Profissão, MetodologiaResumo
Neste breve artigo defende-se que a dimensão ética, que é fundamental na metodologia proposta por Grotowski, resulta do extremar das mais simples regras de decoro profissional que são ensinadas nas escolas de teatro e postas em práticas pela maioria das companhias teatrais. Este aspecto é de extrema relevância, nas artes performativas como na sua pedagogia, quando considerada a dialéctica entre o “trabalho sobre si mesmo” e a alteridade. Aborda-se sucintamente o percurso artístico de Grotowski para defender uma dimensão ontológica da sua noção de Arte e demonstrar a coerência e linearidade do mesmo. Também concisamente, indicam-se as suas principais referências éticas e profissionais e como foram aplicadas na prática, realçando a importância conferida ao Outro. Termina-se argumentando em favor da ética como imperativo profissional e artístico no contexto grotowskiano, alicerçando-a no decoro profissional e na prática artística.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 5ª Edição revista e ampliada. S. Paulo: Martins Fontes, 2007.
BORIE, Monique. Grotowski: D'un théâtre de la régénération à une régénération sans théâtre. Cahiers de l'Est, 12+13, 1978.
BUBER, Martin. I And Thou. Edimburgo: T&T Clark, 1937 (primeira publicação em alemão em 1923).
BURZYNSKI, Tadeus; OSINSKI, Zbigniew. Grotowski’s Laboratory. Varsóvia: Interpress Publishers, 1979.
COELHO, Paula Alves Barbosa. A Experiência da Alteridade em Grotowski. 2009. Tese (Doutoramento em Artes Cénicas) - Universidade de São Paulo, S. Paulo, 2009.
GRIMES, Ronald. The Theatre of Sources. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa (eds.), The Grotowski Sourcebook. Londres: Routledge, p. 271 – 280, 1997.
GROTOWSKI, Jerzy. Para Um Teatro Pobre. Lisboa: Forja, 1975 (primeira edição em inglês de 1968 por Odin Teatrets Forlag).
GROTOWSKI, Jerzy. Poszukiwania Teatru Laboratorium. Tribuna Ludu, n. 252, 1976.
GROTOWSKI, Jerzy. Performer. In: GROTOWSKI, Jerzy; BROOK, Peter; BACCI, Roberto. Centro di Lavoro di Jerzi Grotowski. Pontedera: Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatrale, 1988.
GROTOWSKI, Jerzy. Discurso de Jerzy Grotowski no Doutoramento honoris causa da Universidade de Wroclaw. Wroclaw: Wydawnictwo Uniwersytetu Wrocławskiego, 1993.
GROTOWSKI, Jerzy. From the Theatre Company to Art as Vehicule. In: RICHARDS, Thomas, At Work With Grotowski on Physical Actions. Londres: Routledge, 1995, p. 115 – 135.
GROTOWSKI, Jerzy. Theatre of Sources. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa (eds.), The Grotowski Sourcebook. Londres: Routledge, 1997a, p. 252 – 270.
GROTOWSKI, Jerzy. Tu es le Fils de Quelqu’un. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa (eds.), The Grotowski Sourcebook. Londres: Routledge, 1997b (primeira publicação em italiano, 1986 por Linea d’ombra nº 17), p. 294 – 305.
KOTT, Jan. Why Should I Take Part in the Sacred Dance? In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa (eds.), The Grotowski Sourcebook. Londres: Routledge, 1997, p. 134 – 140.
KUMIEGA, Jennifer. The Theatre of Grotowski. Londres: Mathuen, 1985.
LAVY, Jennifer. Theoretical Foundations of Grotowski's Total Act, Via Negativa, and Conjunctio Oppositorum. The Journal of Religion and Theatre, Vol. 4, No. 2, p. 175 – 188, 2005.
MOTA LIMA, Tatiana. Palavras Praticadas: O Percurso Artístico de Jerzy Grotowski, 1959-1974. S. Paulo: Perspectiva, 2012.
OSINSKI, Zbigniew. Returning to the Subject: The Heritage of Reduta in Grotowski's Laboratory Theatre. TDR Vol. 52, No. 2, p. 52 – 74, 2008.
RICHARDS, Thomas. At Work With Grotowski on Physical Actions. Londres: Routledge, 1995.
SCHECHNER, Richard. Introduction to part II. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa (eds.), The Grotowski Sourcebook. Londres: Routledge, 1997, p. 207 – 214.
SLOWIAK, James; CUESTA, Jairo. Jerzy Grotowski. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2007.
THIBAUDAT, Jean-Pierre. Grotowski, un véhicule du théâtre. Liberation. Paris, p. 28 – 30, 26 Julho, 1995.
WOLFORD, Lisa. Grotowski's Objective Drama Research. Jackson: University Press of Mississippi, 1996.
WOLFORD, Lisa. Introduction to part IV. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa (eds.), The Grotowski Sourcebook. Londres: Routledge, 1997a, p. 367 – 375.
WOLFORD, Lisa. Introduction to part III. In: SCHECHNER, Richard; WOLFORD, Lisa (eds.), The Grotowski Sourcebook. Londres: Routledge, 1997b, p. 283 – 293.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)