A visão encarnada do espectador: Formas de perceber, habitar e criar paisagens

The embodied view of the spectator: Ways to perceive, inhabit and create landscapes

Autores

  • Laila Renardini Padovan Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200016

Palavras-chave:

Visão encarnada, Dança Contextual, Espectador, Paisagem

Resumo

Este trabalho teve como ponto de partida a problematização da relação entre corpo e espaço presente na dança realizada em salas de ensaio e em teatros italianos, questionando as ideias de um espaço neutro para o bailarino e de um único ponto de vista ideal para o espectador, e reconhecendo as relações de poder inerentes a essas espacialidades. A partir da reflexão sobre as criações em dança contextuais do projeto Corpo e Paisagem, defendeu-se a importância de práticas artísticas de posicionamento realizadas a partir de saberes localizados e de uma visão encarnada e contextualizada, para então rever os papéis do artista e do espectador e suas relações contemplativas e compositivas com a paisagem e com a obra artística.

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Biografia do Autor

Laila Renardini Padovan, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestre em Psicologia Clínica na USP. Doutoranda em Artes da Cena no Instituto de Artes da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Artista da dança independente, desenvolve criações contextuais em paisagens urbanas e da natureza, investigando novas formas de relação entre artista e espectador. Integrante da Cia. Damas em Trânsito e os Bucaneiros.

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

PADOVAN, Laila Renardini. A visão encarnada do espectador: Formas de perceber, habitar e criar paisagens: The embodied view of the spectator: Ways to perceive, inhabit and create landscapes. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–33, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18165. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Espaços: configurações na cena brasileira e latino-americana