O processo criativo como espaço-fronteiriço matricial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/14145731023820200038

Palavras-chave:

Processo criativo, Espaço-fronteiriço matricial, Dança performativa, Frida Kahlo

Resumo

Este estudo objetiva pensar o processo de criação artística como espaço-fronteiriço matricial. Ancorado na abordagem metodológica da bricolagem, analisa-se a criação da obra de dança performativa Tú, él, nosostros tres, inspirada em obras dos artistas mexicanos Frida Kahlo, Arturo Estrada e Nahum B. Zenil. Com isso, o processo criativo é entendido como espaço/útero modelado por interconexões e permeabilidades, gerador da obra de arte e capaz de recriar o/a próprio/a artista.

 

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Biografia do Autor

Odailso Sinvaldo Berte, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-Doutor em Arte pela Universidad Iberoamericana Ciudad de México. Doutor em Arte e Cultura Visual - UFG. Mestre em Dança - UFBA. Especialista em Dança - FAP/UNESPAR. Licenciado em Filosofia - UPF. Professor do Curso de Dança-Licenciatura da UFSM. Coordenador do Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA)

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Publicado

2020-09-24

Como Citar

BERTE, Odailso Sinvaldo. O processo criativo como espaço-fronteiriço matricial. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–32, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200038. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/17714. Acesso em: 24 abr. 2024.