Levante Artístico - diverso e disperso
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573103362019134Palavras-chave:
Levante artístico, ZAP 18, Teatro político, Teatro, RealidadeResumo
O artigo analisa o trabalho da Zona de Arte da Periferia - ZAP 18, de Belo Horizonte em sua sede, no bairro Serrano. Com pesquisa voltada para teatro e realidade(s), a ZAP 18 leva à cena questões de interesse coletivo, como a criminalidade, a história do Brasil, o transporte público, as relações humanas e capitalistas, a paixão pelo futebol, entre outras. Para mais, com as dificuldades para manutenção de seu espaço e de seus integrantes, o grupo encontrou uma forma criativa de se manter ativo, por meio da construção do “levante artístico”, conceito edificado em torno de relações artísticas temporárias, que se dão mais em virtude do espaço do que pela relação enraizada de seus integrantes.
Downloads
Referências
BEY, Hakim. TAZ: Zona Autônoma Temporária. São Paulo: Conrad Editora – Coleção Baderna, 2001.
JACQUES, Paola Berestein. Elogio aos Errantes. Salvador: EDUFBA, 2012.
MENDES, Júlia Guimarães. Teatralidades do Real: significados e práticas na cena con temporânea. Dissertação de Mestrado, EBA-UFMG, 2012
MENDES, Júlia Guimarães. As Teatralidade do real no espetáculo Esta Noite Mãe Coragem. In: Pós: Belo Horizonte, v.3, n.6, p.8 – 22, novembro, 2013..
ROCHA, Gustavo Falabella. Práticas artísticas horizontais: a experiência da ZAP 18 no bairro Serrano. Dissertação de Mestrado, EBA-UFMG, 2017.
ROCHA, Maria Aparecida Vilhena Falabella. De Sonho & Drama a ZAP 18: a construção de uma identidade. Dissertação de Mestrado, EBA-UFMG, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)