Artaud e seus duplos: A sombra de Sêneca

Autores

  • Rafael Guimarães Tavares da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018427

Resumo

Este artigo busca explorar a relação entre o pensamento de Antonin Artaud e as tragédias de Sêneca, sugerindo sua importância para o desenvolvimento de certa vertente da dramaturgia contemporânea. Apoiando-nos na fortuna crítica recente sobre esses autores, voltamos a documentos fundamentais desse debate, a fim de sugerir de que forma a leitura revitalizante da obra trágica de Sêneca vem a ser operada por Artaud. Acreditamos que os desdobramentos de suas considerações sobre sangue [cruor] e corpos em cena são importantes não apenas em práticas e teorias renovadas do teatro, mas também em algumas das considerações modernas sobre as origens ritualísticas do drama.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Guimarães Tavares da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Estudante de Língua e Literatura Clássicas (Grego Antigo), doutorando no POS-LIT da UFMG, com interesses que vão da Filosofia e da História (Antigas e Contemporâneas) à Teoria da Literatura, além de teoria e prática da Tradução e da Educação. Elaborou uma monografia sobre Uma poética de Platão, uma dissertação chamada Arqueologias do drama: uma arqueologia dramática, e atualmente desenvolve sua tese Os Estudos Clássicos na Universidade Contemporânea. Atua como co-organizador do Seminário de Estudos Clássicos e Medievais, ligado ao NEAM, em cooperação com os profs. Teodoro Rennó Assunção (2017/01) e Olimar Flores-Jr. (2017/02; 2018/01), ambos da FALE-UFMG. Atua, desde 2016, no Apoio Pedagógico da FALE-UFMG, com as seguintes disciplinas: Linguística Comparada (2016/01); Literatura Comparada (2016/02; 2017/01; 2017/02); Introdução aos Estudos Literários e Teorias da Narrativa (2018/01).

Downloads

Publicado

2018-11-19

Como Citar

SILVA, Rafael Guimarães Tavares da. Artaud e seus duplos: A sombra de Sêneca. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 427–439, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018427. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018427. Acesso em: 22 dez. 2024.