A atuação performativa da luz na peça Huis Clos, Revisitando Sartre
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102352019404Palavras-chave:
Iluminação cênica, Performatividade, Processo de criação, Sensorialidades cênicasResumo
Este artigo relata o processo de criação do projeto de iluminação para a peça Huis Clos, Revisitando Sartree seus aspectos colaborativos e performativos, considerando sua concepção como elemento constitutivo do espetáculo e sua atuação como ato performativo. Pretende, para isso, reforçar as propriedades de uma possível luz performativa aplicadas ao processo de criação participativa, demonstrando como cada aspecto de sua atuação e interferência na cena vai sendo construído ao longo do processo de elaboração dos personagens, cenas e demais elementos cênicos. Aborda ainda a importância da operação da luz e do envolvimento do operador no processo criativo e de seu desempenho e interação com a cena a cada apresentação do espetáculo.
Downloads
Referências
BUENO, Luciana. Muito além da caixa cênica: a realização cenográfica contemporânea na cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007.
CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
FERAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FORJAZ SIMÕES, Cibele. À luz da linguagem. A Iluminação Cênica: de Instrumento da visibilidade à ‘Scriptura do Visível’. São Paulo, 2013. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
MOSTAÇO, Edélcio; OROFINO, Isabel; BAUMGÄRTEL, Stephan; COLLAÇO, Vera (Orgs.). Sobre performatividade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.
PICON-VALIN, Béatrice. A cena em ensaios. Seleção e organização de Béatrice Picon-Valin e Fátima Saadi; tradução Fátima Saadi, Claudia Fares e Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
SARTRE, Jean-Paul. Huis Clos, suivi de Les Mouches. Paris: Éditions Gallimard, 1947.
SARTRE, Jean-Paul. Entre Quatro Paredes. Tradução de Guilherme de Almeida. São Paulo: Abril S.A., 1977.
Dossier Huis clos. Saint Mandé: Cie Tant Pis Por La Glycine 2014. Disponível em http://www.tantpispourlaglycine.fr/Dossier%20HUIS%20CLOS.pdf. Acesso em: 28 nov. 2017.
Dossier Pédagogique de Huis clos. Paris: Atelier Théâtre Jean Villar, 2006. Disponível em http://www.atjv.be/files/spectacle/21.pdf. Acesso em: 03 jan. 2018.
Dossier Pédagogique Huis clos. Bruxelas: Théâtre en Liberté, 2017. Disponível em http://theatre-martyrs.be/wp-content/uploads/2017/01/TMADOSPED_HUISCLOS.pdf Acesso em: 03 jan. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)