O teatro americano numa Revolução: recepção do Teatro Campesino de Luis Valdez em Portugal em 1975
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102352019163Palavras-chave:
Teatro, Política, Importação, Tradução, InovaçãoResumo
As relações entre teatro e política no teatro português após o 25 de Abril de 1974 mudaram de maneira significativa com o fim da censura. Abolidas as dificuldades sentidas pelos artistas no acesso a textos ou autores relevantes para o seu repertório, tornou-se possível desenvolver objectivos discursivos e artísticos por vezes fortemente marcados pelo contexto político. Nesse domínio, nota-se o papel importante de revistas de teatro estrangeiras que proporcionavam contactos com outras dramaturgias fora de Portugal. Foi o caso com a revista francesa Travail Théâtralque, em 1972, tinha publicado um dossiê sobre os actosdo Teatro Campesino de Luis Valdez, de contestação política antiamericana.
Downloads
Referências
CENTRO CULTURAL DE ÉVORA, Teatro 2; Luiz Valdez, O Soldado Raso, programa do espectáculo, Évora, Abril de 1975.
DAVIS, Ronny. Le Théâtre de guérilla. Travail Théâtral, Lausanne, n.7, p.110-120, 1972.
DIONISIO, Eduarda. Títulos, acções, obrigações. Lisboa: Edições Salamandra, 1993.
KOURILSKY, Françoise. El Teatro Campesino. Travail Théâtral, Lausanne, n.7, p.56-120, 1972.
LESNICK, Henry (ed.). Guerilla Street Theatre in any form. New York: Avon Books, 1973.
Revue d’Histoire du théâtre, Paris, vol. IV, n. 268, 2015.
SERÔDIO, Maria Helena. Dramaturgia. In: MARTINHO, Fernando J.B. (coord.) Literatura Portuguesa do século XX. Lisboa: Instituto Camões, 2004, p.95-142.
VALDEZ, Luis. El Teatro Campesino. Notes on Chicano Theater. In: LESNICK, Henry (ed.), 1973, p.190-197.
VALDEZ, Luis. Les actos.Travail Théâtral, Lausanne, n.7, p.75-77, 1972.
, p.75-77.
VALDEZ, Luis. O Soldado Raso. Centro Cultural de Évora: Évora, trad. Luis Varela, inédita, 1975a.
VALDEZ, Luis. As duas caras do patrão. Centro Cultural de Évora: Évora, trad. Luis Varela, inédita, 1975b.
VIEIRA, Joaquim & MONICO, Reto. Nas bocas do mundo. O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional. Lisboa: Tinta da China, 2014.
WILLES, David. A short History of Western Performance Space. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
ZURBACH, Christine. Tradução e Prática do Teatro em Portugal de 1975 a 1988. Lisboa: Colibri, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)