Entre o coco e a ópera: cultura popular e ópera lírica na dramaturgia de Mário de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102322018476Resumo
Mário de Andrade foi um escritor e animador cultural de múltiplos interesses. Sua obra artística é indissociável de seu pensamento crítico e propõe uma leitura do Brasil. A partir da análise dramatúrgica de sua ópera Café e da correlação do texto com parte dos relatos etnográficos compilados em O Turista Aprendiz, pretendemos entender como a música de matriz popular e o coco, especialmente, serviram como elemento-chave da sua tentativa de renovação da linguagem da dramaturgia operística.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)