Mulheres & O Mamulengo– um estudo de caso em Glória do Goitá – PE

Autores

  • Barbara Duarte Benatti Faculdade Cambury
  • Izabela Brochado Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102322018183

Resumo

A pesquisa  é um trabalho de campo que se propõe a investigar as novas gerações de brincantes de Mamulengo do gênero feminino da Cidade de Glória de Goitá-PE. O Mamulengo é uma brincadeira de teatro de bonecos popular de Pernambuco e como tradição oral, é permanentemente ressignificado por seus produtores. A brincadeira permite a participação e o diálogo com o público, estabelecendo uma relação dinâmica que também se realiza no fortalecimento da identidade de um povo, que por meio da brincadeira: explicitam, expressam e denunciam valores, informam suas visões de mundo, seus desejos, experiências individuais e coletivas. Nessa perspectiva de que os personagens do Mamulengo são representações simbólicas de papéis sóciais, expressos por imagens e nas falas representadas, a pesquisa levanta alguns problemas: quem são e como são representadas as personagens femininas na brincadeira dessas mulheres brincantes pertencentes à nova geração? A pesquisa parte da hipótese que existem ressignificações e reelaborações nas brincadeiras que estarão presentes nas produções artísticas, acompanhando uma mudança de paradigmas ou pré-conceitos culturais sobre o universo feminino.

Biografia do Autor

Barbara Duarte Benatti, Faculdade Cambury

Possui graduação em Administração com ênfase em Hotelaria pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2005), graduação em Educação Artística: Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2008), especialização em Hotelaria Hospitalar pela Universidade de Brasília (2009) e mestrado em Artes Cênicas na mesma instituição (2017). Atualmente é professora da Faculdade Cambury-GO.

Izabela Brochado, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF

[1] Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (1982), mestrado em História pela Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Drama Studies pelo Trinity College - University of Dublin (2006). É professora adjunto do Departamento de Artes Cênicas, Instituto de Artes da Universidade de Brasília das áreas de Pedagogia do Teatro e Teatro de Formas Animadas.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Como Citar

Benatti, B. D., & Brochado, I. (2018). Mulheres & O Mamulengo– um estudo de caso em Glória do Goitá – PE. Urdimento - Revista De Estudos Em Artes Cênicas, 2(32), 183-196. https://doi.org/10.5965/1414573102322018183

Edição

Seção

Sessão Especial - Teatro de Animação: Memórias e Metafóras