Processos de transmissão de tradições: campos de tensão entre rigores e rupturas
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102322018095Resumo
Este texto foi apresentado na mesa-redonda: Dialogues between tradition and innovation in current pedagogy que compôs a programação do 2º International meeting on training in the arts of puppetry,ocorrido na Romênia em junho de 2017.Nele, mais que respostas, são levantadas algumas indagações oriundas de uma pergunta central: em que medida e como tem se operado as formas de transmissão de patrimônios artísticos na atualidade? Tendo com guia as discussões realizadas no Seminário “Artes da Transmissão e Patrimônios Artísticos”, uma iniciativa conjunta do Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA) - Universidade de Évora,e do Museu da Marioneta de Lisboa; e tendo comofoco central duas formas de teatro de bonecos inseridas no campo da tradição - Os Bonecos de Santo Aleixo - BSA, oriundos do Alentejo, Portugal, e o Mamulengo, de Pernambuco, Brasil -, neste artigo busca-se discutir algumas tensões presentes em processos de transmissão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)