Sobre corpos e excessos: performance e política em Gorduras Saturadas de Miro Spinelli

Autores

  • Manolo Kottwitz Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC http://orcid.org/0000-0002-6774-0025
  • Ana Lúcia Mandelli de Marsillac Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102292017030

Resumo

A arte da performance pode ser considerada, sui generis, um potente motor de problematizações sobre certos paradigmas éticos, estéticos e políticos que envolvem o corpo na atualidade. Este artigo procura analisar de maneira crítica as relações produzidas entre a apresentação da performance Gordura Trans #3 / Gordura Localizada #1 de Miro Spinelli, sua recepção e reverberações nas redes sociais. Sob a luz das filosofias de Baruch de Spinoza, Gilles Deleuze e Jacques Rancière, exercitamos uma leitura das ressonâncias da performance, as quais Spinelli intitula Gorduras Saturadas. Nossa intenção é articular a leitura da obra à maneira como os diferentes discursos da recepção do público evidenciam determinados tipos de experiência e os processos de subjetivação decorrentes do acontecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manolo Kottwitz, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Mestrando em Psicologia com ênfase em Práticas Culturais e Processos de Subjetivação - Relações Éticas, Estéticas e Processos de Criação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Artes Cênicas - Performance, pela Faculdade de Artes da Universidade Estadual do Paraná, Especialista em Artes Híbridas com ênfase em Fundamentos e Crítica das Artes pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Membro do grupo de pesquisa Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas e do Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Relações Éticas, Estéticas e Processos de Criação.

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Psicóloga, Psicanalista, Professora Adjunta C I do Departamento de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Profesora do PPG em Psicologia UFSC (Área 2: Práticas culturais e Processos de subjetivação, Linha 1: Relações éticas, estéticas e processos de criação) , Professora/Tutora do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde HU/UFSC. Lider do Grupo de Pesquisa: Psicanálise, Processos criativos e Interações Políticas - LAPCIP/UFSC. Integrante do GT ANPEPP: Psicanálise, política e cultura. Pesquisadora das temáticas: corpo, arte, política, psicanálise e saúde coletiva. Vinculada à projetos de extensão atrelados aos temas: saúde, psicose, psicanálise e ato criativo. Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA).

Downloads

Publicado

2017-11-02

Como Citar

KOTTWITZ, Manolo; MANDELLI DE MARSILLAC, Ana Lúcia. Sobre corpos e excessos: performance e política em Gorduras Saturadas de Miro Spinelli. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 030–043, 2017. DOI: 10.5965/1414573102292017030. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102292017030. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo