Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101342019204

Resumo

Este artigo apresenta a descrição e análise das mediações realizadas com estudantes espectadores do Centro de Ensino Médio Urso Branco (Núcleo Bandeirante – Brasília/DF) a partir da recepção teatral de “Axé Nzinga”, de Jonas Sales, em 2017, no auditório da escola. Apresenta o contexto escolar, a sinopse do espetáculo e as mediações realizadas pelo ator, pela professora de Arte e pelos graduandos bolsistas do PIBID-Teatro da Universidade de Brasília. Propõe um diálogo entre a Pedagogia da Autonomia (Freire, 2006), o Método Recepcional (Aguiar e Bordini, 1993), a Pedagogia do Espectador (Desgranges, 2008) e a Estética do Oprimido (Boal, 2009), em prol da ampliação de leitura de mundo dos estudantes-espectadores. Encontra neste diálogo caminhos possíveis para a formação de espectadores oprimidos.

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Biografia do Autor

Martha Lemos de Moraes, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Pedagogia do Teatro pela Universidade de São Paulo (orientador: Flávio Desgranges); professora voluntária na Universidade de Brasília; professora de Arte na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

2019-04-04

Como Citar

MORAES, Martha Lemos de. Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 204–223, 2019. DOI: 10.5965/1414573101342019204. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019204. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistência