Epistemologia das artes cênicas: interfaces entre teoria pedagógica e prática escolar
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101342019144Resumo
Este trabalho surgiu do questionamento sobre a forma como a docência em artes cênicas na educação básica apresenta-se a partir dos documentos oficiais, tais como súmulas, currículos e programas de ensino. Ao trazer a epistemologia das artes cênicas como conceito operatório buscou-se analisar teorias de currículo e práticas escolares. Incluiu-se nesse cenário alusões aos processos formativos em arte trazidos pelas Leis de Diretrizes e Basesda Educação Brasileira, por documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Por considerar que essas diferenças constituem alterações que provocam mais do que ajustes nos tempos e espaços para a aprendizagem, procurou-se identificar de que forma essas configurações impõem-se como epistemologia para as artes cênicas na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)