O Grupo de Teatro Galpão em cena: arte, cultura e engajamento

Autores

  • Kátia Rodrigues Paranhos Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101262016169

Resumo

Teatro social e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpo em meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX. Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmo entre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tanto ao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Este artigo aborda o tema do engajamento, de modo geral, levando em consideração especialmente o Grupo de Teatro Galpão (MG) e os sentidos dos espetáculos de rua que, de diferentes formas, intervêm na esfera pública, apontando para a transgressão da ordem vigente na sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Kátia Rodrigues Paranhos, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, MG

Professora do Instituto de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia/UFU. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq e do Programa Pesquisador Mineiro/PPM, da Fapemig.

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Publicado

2016-07-31

Como Citar

PARANHOS, Kátia Rodrigues. O Grupo de Teatro Galpão em cena: arte, cultura e engajamento. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 169–180, 2016. DOI: 10.5965/1414573101262016169. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016169. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Desafios do teatro político