A materialidade do sagrado nas danças dramáticas indianas

Autores

  • Marilia Vieira Soares Universidade do Estado de São Paulo (UNICAMP), Campinas, SP
  • Irani da Cruz Cippiciani Universidade do Estado de São Paulo (UNICAMP), Campinas, SP

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102252015049

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a contribuição da doutrina espiritual hindu para o estabelecimento de parâmetros práticos de experiência com o sagrado nas diferentes danças dramáticas indianas, tomando o corpo do intérprete como veículo de manifestação da experiência estética e espiritual. Para realizar tal análise, nos debruçaremos sobre a relação mestre-discípulo e o conceito de Linhagem; a relação entre Mitologia e Religião; a organização do repertório tradicional, até chegar ao treinamento e a construção corporal, gestual e facial que caracterizam estas manifestações. O principal referencial teórico vem do Natyasastra, complementado pela experiência pessoal dos autores, por quase duas décadas, com as danças dramáticas indianas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Vieira Soares, Universidade do Estado de São Paulo (UNICAMP), Campinas, SP

Possui graduação em licenciatura em dança pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Artes Cenicas pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor convidado da Universidade de São Paulo e doutora concursada da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: técnica energética, dança contemporânea, energia. processos criativos e poética corporais, dança, india, gesto, símbolo e técnica do movimento consciente, Klaus Vianna. Especialista em Dança Indiana estilo Odissi, é discipula do Padmashree Guru Gangadhar Pradhan (falecido) e atualmente do Guru Manoranjan Pradhan - Orissa-India. Diretora dos Grupo Ar Cênico e Grupo Pallavi (CNPq). Dançarina profissional desde 1970. Acadêmica desde 1987. 

Irani da Cruz Cippiciani, Universidade do Estado de São Paulo (UNICAMP), Campinas, SP

Atriz e bailarina de danças clássicas indianas. Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela ECA/USP. Mestrado 'Abhinaya: a construção de um corpo narrativo. O elemento expressivo do teatro e da dança na Índia' defendido no IA/UNICAMP em 2015. Atualmente é aula de doutorado na mesma instituição, sob orientação de Cassiano Quilici, com a pesquisa 'Theru Koothu: as culturas teatrais tradicionais da Índia'.

Downloads

Publicado

2015-12-18

Como Citar

SOARES, Marilia Vieira; CIPPICIANI, Irani da Cruz. A materialidade do sagrado nas danças dramáticas indianas. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 049–071, 2015. DOI: 10.5965/1414573102252015049. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015049. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O sagrado no teatro e o teatro no sagrado