Estudo de caso: análise do grau de inovação em quatro empresas do ramo de tecnologia da informação e comunicação - TICS, através da metodologia Radar da Inovação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747105102016082Palavras-chave:
inovação, empresas, tecnologiaResumo
O artigo analisou o grau de inovação de quatro empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) da cidade de Pelotas/RS. Utilizou-se a metodologia do Radar da Inovação em que a empresa pode inovar, denominada de dimensões da inovação Sawhney et al (2006) e Bachmann e Destefani (2008). Os resultados mostraram que a inovação tem maior presença na dimensão ambiência inovadora, com ambiente informal, pouco burocrático que propiciou a geração de novas ideias. Entretanto, a dimensão presença possui o menor grau de inovação, sendo ineficaz em propor novas formas de distribuição dos produtos/serviços ou aprimorar os pontos já existentes de forma inovadora. Identificou-se a importância da inovação e do planejamento, evidenciou-se uma amplitude de formas para inovar nas empresas.
Downloads
Referências
BACHMANN, D. L.; DESTEFANI, J. H. Metodologia para estimar o grau das inovações nas MPE. 2016.
BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. S/L: Bookman. 2009.
GALLOUJ, F.; DJELLAL, F. Introduction: filling the innovation gap in the service economy - a multidisciplinary perspective. In: Gallouj, F; Djellal, F. The Handbook of Innovation in Services: a Multi-disciplinary Perspective. Edward Elgar, UK / USA. 2010.
GONVIDARAJAN, V. O Desafio da Inovação: Fundamentos Para Construir Empresas Inovadoras Em meio a incertezas e complexidades. Rio de Janeiro: Elsevier. 2014.
GRANO, N. Empreendedorismo inovador: como criar Startups de Tecnologia no Brasil. São Paulo: Évora. 2012.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes. 2001.
SANTOS, A. B. A.; FAZION, C. B.; MEROE, G. P. S. Inovação: um estudo sobre a evolução do conceito de Schumpeter. 2016.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Nova Cultural. 1985.
TRIAS, F. B.; KOTLER, P. A Bíblia da Inovação. São Paulo: Leya. 2012.
VARGAS, E. R.; BOHRER, C. T.; FERREIRA, L. B.; MOREIRA, M. F. A pesquisa sobre inovação em serviços no Brasil: estágio atual, desafios e perspectivas. 2010.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 a edição. Porto Alegre: Bookman. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carlos Raniel Domingues, Isabel Barros Rasia, Janaina Mendes Oliveira, Paulo Pitzer Rasia, Gustavo Rosa Borges, Cristine Hermann Nodari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.