Habilidades e conhecimentos do contador na ótica de discentes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747112222023047

Palavras-chave:

profissional contábil, habilidades, conhecimentos, análise fatorial

Resumo

Objetivo(s): As habilidades e o conhecimento do profissional contábil são aspectos determinantes à consolidação de sua carreira, visto que a profissão tem mudado gradativamente com a adoção de padrões internacionais de contabilidade e por meio da dinâmica do mercado. Com isso, objetiva-se identificar as habilidades e os conhecimentos que os alunos de Ensino Médio julgam necessários para a atuação do contador no mercado de trabalho. Método(s): O estudo se caracteriza como descritivo, com abordagem quantitativa do problema. Para a coleta dos dados, foi solicitado aos discentes do Ensino Médio do município de Três Lagoas, estado de Mato Grosso do Sul, por meio de aplicação de questionário estruturado, a mensuração das habilidades e conhecimentos do contador, necessárias para o exercício da profissão. Os dados foram organizados em planilhas do Excel, se valendo do software Statistical Packages for the Social Sciences (SPSS) para a análise descritiva e fatorial. Resultados: Como resultado temos que o conjunto de variáveis apresentadas na pesquisa explicam 60,91% das habilidades e conhecimentos que os respondentes julgam necessários à atuação do contador. Contribuições: Como contribuições, ao reunir o conjunto de fatores, identificá-los e classificá-los sob a ótica dos estudantes, identifica-se como estes alunos têm compreendido a profissão contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Paula Ribeiro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.

Especialista em Administração Contábil e Controladoria pelo Centro Universitário de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Votuporanga, UNIFEV, Brasil.

Professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Sirlei Tonello Tisott, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Mestra em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

Especialista em Contabilidade Gerencial pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

Graduada em Formação Pedagógica Ensino de 2º Grau pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Ronaldo Pereira Ozuna, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.

Referências

Alves, P. M.,Silva, R. M.,Santos, S. S.,Rocha Neto, I. V.,Pinheiro, D. R. O.,Costa, J. E. S.,& Leal, E. A.(2017).Habilidade e competências requeridas pelo mercado de trabalho para o profissional de contabilidade em Minas Gerais. Revista Brasileira de Contabilidade em Minas Gerais,5(10),14-28.https://www.revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/8376.

Azevedo, R. F. L.(2010).Percepção pública sobre os contadores:bemou mal na foto?[Dissertação de Mestrado,Universidade de São Paulo].

Cardoso, R. L.,Mendonça Neto, O. R.,& Oyadomari, J. C. (2010). Os estudos internacionais de competências e os conhecimentos, habilidades e atitudes do contador gerencial brasileiro: análises e reflexões. Brazillian Business Review, 7(3), 91-113. http://www.spell.org.br/documentos/ver/7818/os-estudos-internacionais-de-competencias-e-os-conhecimentos--habilidades-e-atitudes-do-contador-gerencial-brasileiro--%20analises-e-reflexos/i/pt-br.

Cardoso, R. L.,Riccio, E. L.,& Albuquerque, L. G. (2009). Competências do contador: um estudo sobre a existência de uma estrutura de interdependência. Rausp: Revista de Administração, 44(4), 365-379. http://www.spell.org.br/documentos/ver/4428/competencias-do-contador--um-estudo-sobre-a-existencia-de-uma-estrutura-de-interdependencia/i/pt-br.

Castro, C. C. T.(2012).As competências do contadorsob a perspectiva dos alunos formandos do curso de Ciências Contábeis da UFSC[Monografia de Graduação,Universidade Federal de Santa Catarina].

Conselho Internacional de Padrões de Educação Contábil (2014). Padrão Internacional de Educação Contábil de número 3 (IES3), de 2014. InFederação Internacional de Contadores. Dispõe sobre as habilidades profissionais a serem desenvolvidas ao longo da carreira do contador(x-x). http://www.ifac.org/system/files/publications/files/IAESB-IES-3-28Revised%29_0.pdf.

Creswell, J. W.(2010).O projeto de pesquisa. Porto Alegre: Artmed.

Dimnik, T.,&Felton, S.(2006).Accountant stereotypes in movies distributed in North America in the twentieth century. Accounting, Organizations and Society, 31(2), 129-155. https://doi.org/10.1016/j.aos.2004.10.001.

Hair, F. J.,Black, W. C.,Babin, B.,Anderson, R. E.,& Tathan, R. L. (2009). Análise multivariada de dados.Porto Alegre: Bookman.

Leal, E. A.,Miranda, G. J.,Araújo, T. S.,&Borges, L. F. M.(2014).Estereótipos na Profissão Contábil: a opinião de estudantes e do público externo no triângulo mineiro. Contabilidade, Gestão e Governança, 17(1), 134-153. http://www.spell.org.br/documentos/ver/31901/estereotipos-na-profissao-contabil--a-opiniao-de-estudantes-e-do-publico-externo-no-triangulo-mineiro/i/pt-br.

Leal, E. A.,Soares, M. A.,& Sousa, E. G. (2008). Perspectivas dos formandos do curso de ciências contábeis e as exigências do mercado de trabalho.Revista Contemporânea de Contabilidade, 5(10), 147-159. http://www.spell.org.br/documentos/ver/35380/perspectivas-dos-formandos-do-curso-de-ciencias-contabeis-e-as-exigencias-do-mercado-de-trabalho-/i/pt-br.

Lemes, D. F.,& Miranda, G. J.(2014).Habilidades profissionais do contador preconizadas pela IFAC: um estudo com profissionais da região do triângulo mineiro.Advances in Scientific and Applied Accounting, 7(2),293-316. http://www.spell.org.br/documentos/ver/32120/habilidades-profissionais-do-contador-preconizadas-pela-ifac--um-estudo-com-profissionais-da-regiao-do-triangulo-mineiro/i/pt-br.

Marin, T. I. S.,Lima, S. J.,& Nova, S. P. C. C. (2014). Formação do contador: oque o mercado quer, é o que ele tem? um estudo sobre o perfil profissional dos alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP.Contabilidade Vista & Revista, 25(2),59-83. http://www.spell.org.br/documentos/ver/35248/formacao-do-contador-----o-que-o-mercado-quer--e-o-que-ele-tem--um-estudo-sobre-o-perfil-profissional-dos-alunos-de-ciencias-contabeis-da-fea-usp/i/pt-br.

Marôco, J. (2010). Análise de equações estruturais. Perô Pinheiro: ReportNumber.

Martins, J. V.,Martins, Z. B.,& Morais, M. L. S.(2020).Atributos e habilidades do profissional contábil e a importância de seus serviços para a tomada de decisão empresarial.Revista Mineira de Contabilidade,20(1),5-18. https://doi.org/10.21714/2446-9114RMC2019v20n1t01.

Miranda, V. L.,&Faria, J. A.(2016).Caricaturas e estereótipos do contador: como a imagem do profissional de contabilidade vem sendo veiculada em um jornal de grande circulaçãono Brasil?RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 15(3), 1087-1116. http://www.spell.org.br/documentos/ver/42911/caricaturas-e-estereotipos-do-contador--como-a-imagem-do-profissional-de-contabilidade-vem-sendo-veiculada-em-um-jornal-de-grande-circulacao-no-brasil-/i/pt-br.

Nunes, I. V.,Silva, T. D.,Miranda, G. J., &Leal, E. A.(2014).A percepção dos estudantes de Ensino Médiosobre as responsabilidades de um contador. Universo Contábil, 10(4), 144-161. https://proxy.furb.br/ojs/index.php/universocontabil/article/view/4213.

Ott, E.,Cunha, J. V. A.,Cornacchione Júnior, E. B.,&Luca, M. M. M. (2011). Relevância dos conhecimentos, habilidades e métodos instrucionais na perspectiva de estudantes e profissionais da área contábil: estudo comparativo internacional.Contabilidade & Finanças,22(57), 338-356. https://doi.org/10.1590/S1519-70772011000300007.

Pagnoncelli, L. C. (2016). Habilidades e competênciasdo contador: percepção de profissionais, docentes e acadêmicos[Monografia de Graduação,Universidade Tecnológica Federal do Paraná].

Pires, C. B.,Ott, E.,& Damacena, C. (2009). “Guarda-livros” ou “parceiros de negócios”? uma análise do perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho para contadores na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA).Contabilidade Vista & Revista, 20(3), 157-187.http://www.spell.org.br/documentos/ver/8123/---guarda-livros----ou----parceiros-de-negocios-----uma-analise-do-perfil-profissional-requerido-pelo-mercado-de-trabalho-para-contadores-na-regiao-metropolitana-de-porto-alegre--rmpa-/i/pt-br.

Plumlee, D. H.,Kachelmeier, S. J.,Madeo, S. A.,Pratt, J. H.,& Krull, G.(2005).Report of the AAA/AAPLG ad hoc committee to assess the supply and demand for accounting Ph.D.s. New York: American Accounting Association. http://docplayer.net/8349536-Supply-and-demand-for-accounting-ph-d-s.html.

Resolução nº10, de16 de dezembro de2004.(2004).Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília. 2004. Recuperado em 1º demarçode2021,de http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991.

Ribeiro, S.,Tisott, S. T.,Schuh, C.,Araújo, T. S.,& Francisco, A. L.(2021).Fatores constitutivos da escolha pela graduação de Ciências Contábeis. Gual:Gestão Universitária na América Latina,14(2), 165-186.https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e76165.

Publicado

2023-06-23

Como Citar

Ribeiro, S. P., Tisott, S. . T., & Ozuna, R. P. (2023). Habilidades e conhecimentos do contador na ótica de discentes do Ensino Médio. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 12(22), 047–065. https://doi.org/10.5965/2764747112222023047

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)