INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO CAMPO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcelo Souza

Resumo

O desenvolvimento de jogos é um campo que atrai muitos desenvolvedores e que vem crescendo com o passar dos anos. Paralelo a este crescimento, aumenta a utilização de técnicas de inteligência artificial embutida nesta classe de software, provendo realidade e diversão aos jogos disponíveis no mercado. Neste contexto, há uma forte influência dos jogos sobre o desenvolvimento das técnicas de inteligência artificial, a qual será tratada no decorrer deste trabalho. Para elucidar os conceitos supracitados e definir os fatores de influência, foi realizado um estudo sobre as técnicas da inteligência artificial presentes em jogos eletrônicos. Também foram levantados os aspectos no tangente ao desenvolvimento de jogos inteligentes, bem como os softwares de auxílio a desenvolvedores da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Souza, M., & Vahldick, A. (2013). INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO CAMPO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 2(4), 157-160. Recuperado de https://revistas.udesc.br/index.php/reavi/article/view/4062
Seção
Resumos Internos
Biografia do Autor

Marcelo Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil.

Professor colaborador do Departamento de Sistemas de Informação da UDESC de Ibirama.

Referências

COPPIN, B. Inteligência Artificial. 1ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

CUNHA, L. S.; GIRAFFA, L. M. M. Um Estudo sobre o Uso de Agentes em Jogos Computadorizados Interativos. Porto Alegre: Campus Global, 2001.

KISHIMOTO, A. Inteligência artificial em jogos eletrônicos. 2004. 11 p. Disponível em: http://www.programadoresdejogos.com/trab_academicos/andre_kishimoto.pdf/. Acesso em: 11 out 2011.

TOZOUR, P. The Evolution of Game AI from AI Game Programming Wisdom. Hingham: Charles River Media. 2002.

YAMAMOTO, F. S. Inteligência Artificial em Jogos Eletrônicos Interativos. Universidade de São Paulo - EPUSP, 2002.

FLAUSINO, R. Estado da Arte da Inteligência Artificial para jogos eletrônicos. 2007. Disponível em: <http://www.rodrigoflausino.com/blog /artigos-e-tutoriais/estado-da-arte-da- inteligencia-artificial-para-jogos-eletronicos />. Acesso em: 12 outubro, 2011.

FUNGE, J. D. Artificial Intelligence for Computer Games: An Introduction. Natick: AK Peters. 2004.

TANIMOTO, S. L. The Elements of Artificial Intelligence. 1ª Edição. Washington: Computer Science Press, 1987.