PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO SUL DO BRASIL

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nayane Thais Krespi Musial
Lara Fabiana Dallabona
Viviane Theiss
Rita Buzzi Rausch

Resumo

O estudo objetiva verificar se os planos de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Ciências Contábeis de uma Universidade do sul do país contemplam os elementos básicos necessários à sua elaboração. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, documental e com abordagem quantitativa. Foram analisados os planos de ensino-aprendizagem de 35 disciplinas que constituem a matriz curricular deste curso, pertencente a uma universidade do sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada, pela consulta no sítio eletrônico da instituição. Analisou-se se cada plano de ensino-aprendizagem apresentava os elementos básicos em todas as partes de sua estruturação, cada parte foi observada à luz dos tópicos descritos por Silveira (2005) através de um checklist. Os resultados demonstram que cinco disciplinas apresentaram 80% de compatibilidade dos planos de ensino-aprendizagem. Como pior desempenho pontua-se três disciplinas que contemplaram menos elementos básicos, apresentando grau de compatibilidade de 40%. No que tange às perguntas que compreendem o checklist, duas perguntas obtiveram melhor desempenho, evidenciando média de 94,29% de respostas positivas. Destaca-se uma pergunta, com média de 28,57%, com sendo a que apresentou pior desempenho na análise do checklist. Conclui-se, de modo geral, que em média 63% dos planos de ensino-aprendizagem do curso de graduação em Ciências Contábeis contemplam os elementos básicos necessários à constituição do plano de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Musial, N. T. K., Dallabona, L. F., Theiss, V., & Rausch, R. B. (2012). PLANO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UM CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO SUL DO BRASIL. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 1(1), 12-24. https://doi.org/10.5965/2764747101012012012
Seção
Artigos

Referências

CASTANHO, M. E. A dimensão intencional do ensino. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, p. 35 – 56, 2006.

CUNHA, M. I. Os conhecimentos curriculares e do ensino. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, p. 57-74, 2006.

FUSARI, J. C. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Idéias, São Paulo, n. 8, p. 44- 58, 1990.

FURTADO, C. M.; et al. Docência no ensino superior: metodologias educacionais. Blumenau: Nova Letra, 2007.

GIL, A. C. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2011.

KENSKI, V. M. O ensino e os recursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Didática: o ensino e suas relações. 9. ed.Campinas, SP: Papirus, p. 127-147, 2005.

KLOSOUSKI, S. S.; REALI, K. M. Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica Lato Sensu. 5. ed. 2008.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARTINS, P. L. O. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In: VEIGA, Ilma P. A. (org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, p. 75-100, 2006.

MASETTO, M. T. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões práticas. In: CASTANHO, S. e CASTANHO EC. (orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, p. 83-102, 2001.

PENTEADO, V. S. Planejamento: Plano de curso, plano de ensino ou plano de aula, que prática é essa? Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Fundamentos da Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2003.

PPP. Projeto político-pedagógico de ensino de graduação. Pró-Reitoria de ensino de Graduação. Blumenau: Edifurb, 2006.

SILVEIRA, R. L. B. L. Planejamento de Ensino: peculiaridades significativas. Revista ibero americana de educacion, 2005.

VASCONCELLOS, C. S. Elaboração do plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, p. 118-141, 1995.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 8. ed. São Paulo: Libertad, p. 205, 2000.

VEIGA, I. P. A. Inovações e projeto político- pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?. Cadernos do CEDES (UNICAMP), Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-

, 2003.

WACHOWICZ, L. A. Avaliação e aprendizagem. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, p. 135-160, 2006.