Interface do usuário baseada em voz como ferramenta para promover o ensino/aprendizagem de língua estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419001012012034

Palavras-chave:

interface de usuários baseada em voz, ensino da língua estrangeira, interface homem-máquina

Resumo

Este artigo traz um estudo do uso de interfaces do usuário baseada em voz no auxílio ao aprendizado de língua estrangeira, inserida no contexto de melhorar atividades práticas de escuta e compreensão de textos, bem como a pronúncia correta de palavras. Para tanto, através de técnicas de reconhecimento e síntese de voz, foi desenvolvida a aplicação VAL, que segue uma metodologia específica para o desenvolvimento de aplicações VUI.

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Biografia do Autor

Valéria Farinazzo Martins, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI/USP, Brasil.

Mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Graduada Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie

André Brasiliano da Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil.

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil.

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Publicado

2012-06-13

Como Citar

Martins, V. F., & Silva, A. B. da. (2012). Interface do usuário baseada em voz como ferramenta para promover o ensino/aprendizagem de língua estrangeira. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 1(1), 34–42. https://doi.org/10.5965/2316419001012012034

Edição

Seção

Artigos