Business Process Outsourcing (BPO): uma análise das suas características em empresas de médio porte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419006092017015Palavras-chave:
Business Process Outsourcing, BPO, custos, características do BPO, contabilidadeResumo
As organizações prestadoras de serviços contábeis têm sido importantes aliadas das pequenas e médias empresas, no entanto precisam apresentar soluções atualizadas aos seus clientes para não se tornarem obsoletas. O uso do Business Process Outsourcing (BPO) contábil e fiscal é demandado pelas empresas como solução estratégica, podendo liberar mais tempo e esforços no seu core business. Diante disso, o presente estudo analisou as características do BPO em empresas de médio porte de Caxias do Sul, sendo para este fim realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar as características do BPO, seguido de pesquisa documental para identificar as horas de trabalho e valores pagos ao escritório pelos honorários contábeis. Por fim, foram entrevistados empresários para identificar a percepção dos mesmos quanto às características do BPO. Concluiu-se que a utilização do BPO contábil e fiscal reduziu custos em quatro das cinco empresas estudadas. Ainda assim, a dimensão de custos não é o fator principal de decisão neste nicho de empresas quando optam pela terceirização. As empresas apontaram que o conhecimento dos profissionais, a gestão da atividade e os ganhos em eficiência operacional são de suma importância para os resultados e a satisfação.
Downloads
Referências
ALVAREZ, M. S. B. Terceirização: parceria e qualidade. 2.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
ANEFAC, Contabilidade: Solução sob medida. Revista Associação Nacional dos Executivos, Administração e Contabilidade. Disponibilidade: https://www.anefac.com.br/RevistasSumarios.aspx?ID=5600. [20 de outubro de 2013].
BARNEY, J. B; HESTERKY, W. S. Administração estratégica e vantagem competitiva. Tradução Monica Rosemberg. São Paulo: Person Prentice Hall, 2007.
BRUNI, A. L; FAMÁ, R. Gestão de custos e formação de preços. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2011.
BYRT, F. Financial Outsourcing Services Seen Growing 8 Percent Annually Through 2017. Disponibilidade: https://www.accountingweb.com/article/financial-outsourcing-services-seengrowing-8-percent-annually-through-2017/221538. [09 de outubro de 2013].
CFC (Brasil). Profissionais Ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade agrupados por Gênero. Disponibilidade: https://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=0 [12-de outubro de 2013].
CLICK, R. L.; DUENING, T. N. Business Process Outsourcing: The Competitive Advantage. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 2005. Disponibilidade: https://www.csbdu.in/pdf/Business.Process.Outsourcing. The.Competitive.Advantage.2006.pdf. [14 de março de 2014].
ECKERT, A; ROXO, G. G.; MECCA, M. S.; BIASIO, R. Quanto gastam os escritórios de contabilidade para se manterem atualizados sobre a legislação tributária? Estudo & Debate, v. 22, n. 1, pp. 7-26, 2015.
ELHARIDY, A. M; BRIAN NICHOLSON, B; SCAPENS, R. The embeddedness of accounting outsourcing relationships. Qualitative Research in Accounting & Management, v.10, n: 1, pp.60 – 77, 2013. DOI: https://dx.doi.org/10.1108/11766091311316194. [15 de outubro de 2013].
FABRETTI, L. C. Contabilidade Tributária. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2012.
FEE - Fundação de Economia e Estatística do estado do Rio Grande do Sul. PIB dos municípios do RS em 2014: desempenho dos serviços contribuiu com os principais ganhos de participação Disponível em: http://www.fee.rs.gov.br/indicadores/pib-rs/municipal/destaques/ Acesso em: 31 abr. 2017.
FIGUEIREDO, R. M.; BREMER, C. F; MALDONADO, J. Evolução dos modelos de outsourcing: o estado da arte da literatura dos novos provedores de serviços de aplicativos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, pp.40-57, semestral, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HALVEY, J. K.; MELBY, B. M. Business Process Outsourcing: Process, Strategies, and Contracts. 2 ed. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc, 2007.
HALF, R. Salary Guide, [Online]. Robert Half. Disponibilidade: https://www.roberthalf.com.br. [07 de junho de 2014].
HERNANDES, A. A nova realidade do BPO contábil e fiscal, [online]. Disponibilidade: https://www.andersonhernandes.com.br/2010/11/20/1567/. [30 de setembro de 2013].
LACITY, M.C., WILLCOCKS, L.P., 2014. Business process outsourcing and dynamic innovation. Strategic Outsourcing. v.7, n. 1, pp. 66-92
LAKATOS, E. M; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, C. A. de C. BPO e os departamentos contábil e fiscal, [Online]. Administradores. Disponibilidade: https://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/bpo-e-osdepartamentos-contabil-e-fiscal/36146/. [26 de outubro de 2013].
MARCONI, M. de A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MARTINS, E. Contabilidade de custos. 10 ed. 2 v. São Paulo: Atlas, 2010.
MATTOS, M. A; DIAS, J. P; GONÇALVES, J. G. Estudo da viabilidade técnica e econômica da terceirização dos serviços contábeis nas indústrias de plásticos em Curitiba. In: 18° Congresso brasileiro de contabilidade, 24 a 28 de agosto de 2008, Gramado, Rio Grande do Sul. Anais. Disponibilidade: https://www.congressocfc.org.br/hotsite/trabalhos_1/115.pdf. [26 de outubro de 2013].
MORAES, R. P; SARATT, N. D; SILVEIRA, A. D. Empregabilidade na gestão de serviços. Porto Alegre: Badejo, 2003. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, CASA CIVIL. Código Civil. Disponibilidade: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. [10-de março de 2014].
REZENDE, D. A. Planejamento de sistemas de informação e informática: guia prático para planejar a tecnologia da informação integrada ao planejamento estratégico das organizações. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2011.
ROCCO, N. Contabilidade: terceirizar ou ter na empresa? [Online]. IG São Paulo. Disponibilidade: https://economia.ig.com.br/financas/seunegocio/contabilidade-terceirizar-ou-terna-empresa/n1237617847429.html. [20 de outubro de 2013].
SCHMIDT, M. Escritório contábil requer diferenciação, [Online]. Jornal do Comércio. Disponibilidade: https://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=136542. [15 de outubro de 2013].
SÎRBU, J; NAGY, A; PINTEA, F. R. The Development of Leadership and Business Process Outsourcing (BPO) Skills. Procedia Economics and Finance, Târgu-mures-Romênia, v. 3, p.1141-1147, outubro de 2012. DOI: 10.1016/S2212-5671(12)00287-0.
STRAUSS, A; CORBIN, J. Basics of Qualitative Research: Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. 2 ed. London: SAGE Publications, 1998.
THOMÉ, I. Empresas de serviços contábeis: estrutura e funcionamento. São Paulo: Atlas, 2001.
TURCI, F; FEITOSA, F. Burocracia: empresas tentam se adaptar a regras que mudam todo dia. [Online]. Jornal Nacional 2013. Disponibilidade: https://g1.globo.com/jornalnacional/noticia/2013/11/burocracia-empresas-tentam-se-adaptar-regras-que-mudam-todo-dia.html. [03-de março de 2013].
VORA, M. Best Practices in Business Process, [Online] financial executives international. Disponibilidade: https://www.financialexecutives.org/KenticoCMS/Financial-Executive-Magazine/2010_06/Outsourcing--June-2010.aspx. [9-de outubro de 2013].
YANG, D; KIM, S; NAM, C; MIN, J. Developing a decision model for business process outsourcing. Computers & Operations Research, Korea, v. 34, n. 12, pp.3515-3778, dezembro de 2007. DOI: 101016/j.cor.2006.01.012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 REAVI - Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.