CONCEITO DE DEPENDÊNCIA DA TRAJETÓRIA (PATH DEPENDENCE)
ESTUDO SOBRE O EMPREENDEDOR EM PONTO DE AÇAÍ
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419009152020051Resumo
Ao considerar-se a importância da história como aprendizado para ações futuras, aliada as sequências temporais que explicam o desenvolvimento econômico e social é que esta pesquisa fixou como objetivo identificar a trajetória do empreendedor do açaí quando esta é estudada sob a ótica conceitual de Dependência de Trajetória. Por meio de método de pesquisa preponderantemente bibliográfico chegou-se a conclusão que o empreendedor que hoje atua como batedor de açaí nas cidades da Amazônia brasileira teve como precursor o homem que atuava em guildas nas cidades livres da Europa, perpassou pela atuação histórica do negro e do índio na Amazônia brasileira e culminou com o nordestino que, após o declínio da época áurea da borracha, passou a exercer o extrativismo nos furos e rios que circunvizinham as cidades da Amazônia brasileira. Em síntese, esta foi a dependência de trajetória do hoje empreendedor de açaí que atua nas cidades da Amazônia brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os autores de trabalhos aceitos, automaticamente autorizam a Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí — REAVI, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí — CEAVI, da Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, a publicar o artigo submetido na plataforma e avaliado, cedendo à revista, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dela decorrentes. Com isso, declara-se ainda que a obra cedida é de sua autoria e que assume, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores atestam ainda que o artigo supracitado não foi publicado em nenhum outro periódico brasileiro.
Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros e de interesse e apoios financeiros que possam influenciar seu trabalho.