Cartografia Social como linguagem para a Educação geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246262024e0106

Palavras-chave:

cartografia social, ensino de geografia, educação geográfica, interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo investiga o uso do sensoriamento remoto nos livros didáticos do Novo Ensino Médio, focando nas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). O objetivo principal foi analisar como esse tema é abordado e como contribui para uma compreensão crítica do espaço geográfico, promovendo a interdisciplinaridade. A pesquisa bibliográfica e documental analisou 14 coleções (84 livros), utilizando critérios quantitativos (número de menções) e qualitativos (abordagem interdisciplinar, teórica e metodológica sobre sensoriamento remoto e cartografia básica). As coleções foram classificadas em três categorias: não recomendada, parcialmente recomendada e recomendada, conforme alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados mostraram que, embora imagens de satélite estejam presentes em todas as coleções, o sensoriamento remoto como tema específico é pouco explorado, aparecendo em apenas 47,62% das obras. A análise revelouuma falta de embasamento teórico aprofundado e uma utilização superficial das imagens de satélite, sem um desenvolvimento significativo de seu potencial interdisciplinar. Também foi observada uma deficiência nos conteúdos relacionados à cartografia básica. Conclui-se que a abordagem do sensoriamento remoto nos livros didáticos é limitada, o que exige que os professores busquem recursos complementares para promover um aprendizado mais efetivo sobre geotecnologias no Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Larícia Gomes Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gabriella Cristina Araujo de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda e Mestre em Geografia com ênfase em Geodinâmica Ambiental, Risco e Ordenamento Territorial no Programa de Pós Graduação e Pesquisa em Geografia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Juliana Felipe Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, no Mestrado Profissional - GEOPROF e no o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

26-08-2025

Como Citar

SOARES, Larícia Gomes; LIMA, Gabriella Cristina Araujo de; FARIAS, Juliana Felipe. Cartografia Social como linguagem para a Educação geográfica. PerCursos, Florianópolis, v. 26, 2025. DOI: 10.5965/19847246262024e0106. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25560. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 2025/1 “Linguagens e metodologias na Educação Geográfica”