Big Data e ciência de dados: uma revisão crítica de questões para a pesquisa educacional

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724621452020080

Résumé

Big Data refere-se a grandes e díspares volumes de dados gerados por pessoas, aplicativos e máquinas. Vem ganhando atenção crescente em vários domínios, incluindo a educação. Mas quais são os desafios de se empreender a pesquisa em Big Data na área da educação? Este artigo identifica uma ampla gama de questões críticas que os pesquisadores precisam considerar ao trabalhar com Big Data voltado para educação. As questões identificadas incluem diversidade na concepção e significado de Big Data na educação, disparidade ontológica e epistemológica, desafios técnicos, ética e privacidade, barreira digital e dividendo digital, falta de habilidades e oportunidades de desenvolvimento acadêmico que preparem pesquisadores educacionais a alavancar as oportunidades proporcionadas pelo Big Data. O objetivo deste artigo é aumentar a conscientização sobre essas questões e iniciar um diálogo. O artigo foi inspirado em parte por ideias extraídas da bibliografia, mas, principalmente, informado pela experiência em pesquisar Big Data no âmbito da educação.

Palavras-chave : Big Data. Ciência de Dados. Educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Tradução: Mirtes Dâmares Santos de Almeida Maia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduada em Letras Português e Inglês; mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT.

Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação, Coordenador do Curso de Letras Português/Francês no Instituto de Linguagens da UFMT, Professor no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT.

Téléchargements

Publiée

2020-07-02

Comment citer

DANIEL, Ben Kei; MAIA, Tradução: Mirtes Dâmares Santos de Almeida; SILVA, Danilo Garcia da. Big Data e ciência de dados: uma revisão crítica de questões para a pesquisa educacional. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 80–103, 2020. DOI: 10.5965/1984724621452020080. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724621452020080. Acesso em: 21 nov. 2024.