Big Data e ciência de dados: uma revisão crítica de questões para a pesquisa educacional
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724621452020080Abstract
Big Data refere-se a grandes e díspares volumes de dados gerados por pessoas, aplicativos e máquinas. Vem ganhando atenção crescente em vários domínios, incluindo a educação. Mas quais são os desafios de se empreender a pesquisa em Big Data na área da educação? Este artigo identifica uma ampla gama de questões críticas que os pesquisadores precisam considerar ao trabalhar com Big Data voltado para educação. As questões identificadas incluem diversidade na concepção e significado de Big Data na educação, disparidade ontológica e epistemológica, desafios técnicos, ética e privacidade, barreira digital e dividendo digital, falta de habilidades e oportunidades de desenvolvimento acadêmico que preparem pesquisadores educacionais a alavancar as oportunidades proporcionadas pelo Big Data. O objetivo deste artigo é aumentar a conscientização sobre essas questões e iniciar um diálogo. O artigo foi inspirado em parte por ideias extraídas da bibliografia, mas, principalmente, informado pela experiência em pesquisar Big Data no âmbito da educação.
Palavras-chave : Big Data. Ciência de Dados. Educação.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License