Big Data e ciência de dados: uma revisão crítica de questões para a pesquisa educacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621452020080

Resumen

Big Data refere-se a grandes e díspares volumes de dados gerados por pessoas, aplicativos e máquinas. Vem ganhando atenção crescente em vários domínios, incluindo a educação. Mas quais são os desafios de se empreender a pesquisa em Big Data na área da educação? Este artigo identifica uma ampla gama de questões críticas que os pesquisadores precisam considerar ao trabalhar com Big Data voltado para educação. As questões identificadas incluem diversidade na concepção e significado de Big Data na educação, disparidade ontológica e epistemológica, desafios técnicos, ética e privacidade, barreira digital e dividendo digital, falta de habilidades e oportunidades de desenvolvimento acadêmico que preparem pesquisadores educacionais a alavancar as oportunidades proporcionadas pelo Big Data. O objetivo deste artigo é aumentar a conscientização sobre essas questões e iniciar um diálogo. O artigo foi inspirado em parte por ideias extraídas da bibliografia, mas, principalmente, informado pela experiência em pesquisar Big Data no âmbito da educação.

Palavras-chave : Big Data. Ciência de Dados. Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tradução: Mirtes Dâmares Santos de Almeida Maia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Graduada em Letras Português e Inglês; mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT.

Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação, Coordenador do Curso de Letras Português/Francês no Instituto de Linguagens da UFMT, Professor no Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT.

Publicado

2020-07-02

Cómo citar

DANIEL, Ben Kei; MAIA, Tradução: Mirtes Dâmares Santos de Almeida; SILVA, Danilo Garcia da. Big Data e ciência de dados: uma revisão crítica de questões para a pesquisa educacional. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 80–103, 2020. DOI: 10.5965/1984724621452020080. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724621452020080. Acesso em: 21 nov. 2024.