RETRATOS SEM RETOQUES? A EXPERIÊNCIA DE FOTOBAHIA E O LUGAR SOCIAL DA FOTOGRAFIA

Autores

  • Elson de Assis Rabelo Universidade Federal do Vale do São Francisco image/svg+xml
  • Rafaela Novaes Feitoza Universidade Federal do Vale do São Francisco image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234609182017063

Palavras-chave:

fotografia baiana, FotoBahia, retrato, fotografia documental

Resumo

Como primeiros resultados de pesquisa, analisamos, neste texto, a ocorrência do gênero do retrato nos catálogos intitulados “FotoBahia”, publicados em Salvador, pelo Grupo de Fotógrafos da Bahia, entre 1979 e 1984. Situando essa produção na história da fotografia documental e do fotojornalismo da segunda metade do século XX, tomamos as imagens e os textos que lhes acompanharam e que serviam para veicular as práticas do referido Grupo como ferramentas de trabalho para a compreensão de como o retrato foi pensado como forma visual e como metáfora para o lugar da fotografia. Abordamos, ainda, aspectos da constituição e da margem de experimentação de um tipo de imagem cuja produção desembocava nas controvérsias travadas em torno do papel e dos usos da fotografia, no final da ditadura militar.

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Biografia do Autor

Elson de Assis Rabelo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Professor Adjunto do Colegiado de Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2017-12-04

Como Citar

RABELO, Elson de Assis; FEITOZA, Rafaela Novaes. RETRATOS SEM RETOQUES? A EXPERIÊNCIA DE FOTOBAHIA E O LUGAR SOCIAL DA FOTOGRAFIA. Palíndromo, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 63–80, 2017. DOI: 10.5965/2175234609182017063. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/8735. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática