Leitura digital e intermedial: Orientações didáticas para uma mediação de leitura que integra diferentes linguagens artísticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0003

Palavras-chave:

transmedialidade, intermedialidade, literatura digital, mediação de leitura, raciocínio crítico

Resumo

Propomos uma reflexão sobre a forma como os ambientes digitais estão transformando a literatura do século XXI: analisamos as mudanças básicas na produção e recepção literária em ambientes virtuais e nas redes, onde nos centramos numa mudança fundamental: a intermídia, a hibridização das linguagens artísticos expressivos de forma sincrônica e diacrônica, especialmente a simbiose da linguagem visual e verbal-literária. Planejamos essas transformações, consolidadas na sociedade e conhecidas entre crianças e jovens leitores, que faltam nas aulas do Ensino Básico e Secundário e requerem estratégias interpretativas específicas. Por isso, propomos uma matriz, um modelo didático de referência para mediadores de leitura, para abordar fenómenos intermidiáticos (literários e artístico-visuais) com perspectiva críticas e dialógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariona Masgrau Juanola, University of Girona

Profesora e investigadora de la Universitat de Girona especializada en poesía visual, literatura infantil  y didáctica de las artes intermediales y metodologías de enseñanza-aprendizaje activas y participativas. 

Karo Kunde, University of Girona

Profesora y investigadora de la Universitat de Girona, investiga la intermedialidad de la literatura infantil y juveni.

Débora da Rocha Gaspar, University of Girona

Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC; Especialização en Ensino das Artes Visuais pela mesma universidade; Mestrado em Educação pelo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Doutorado pela Universitat de Barcelona - UB; Posdoctorado pela Universitat de Girona -UdG; Professora e pesquisadora da Universitat de Girona - UdG.

Christian Arenas Delgado, University of Girona

Profesor de lengua y literatura,  licenciado en educación, con un postgrado en didáctica y dificultades lectoras. Actualmente compagina la docencia universitaria en la Universitat de Girona con la mediación literaria infantil.

 

Referências

ARENAS, C.; MANRESA, M. Literatura, jóvenes lectores y pantallas: un estudio exploratorio sobre la interpretación literaria de una obra con recursos digitales. Anuario de Investigación en literatura infantil y juvenil ANILIJ, 11, 43-60, 2013.

BERGER, J., BLOMBERG, S., Fox, C., DIBB, M., HOLLIS, R. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

BRUHN, J. The intermediality of narrative literature. Medialities Matter. Londres: Palgrave Macmillan, 2016.

BROSSA, J. La clau a la boca. Barcelona: Barcanova, 1996.

CALABRESE, O. y FABBRI, P. “Babel todavía: coloquio Omar Calabrese - Paolo Fabbri”. Minerva: Revista del Círculo de Bellas Artes, (14), 31-33. Madrid: 2010.

CASSANY, D. Rere les línies. Sobre la lectura contemporánia. Barcelona: Empúries, 2005.

CHAMBERS, A. Dime: los niños, la lectura y la conservación. México: Fondo de Cultura Económica, 2017.

CELAYA, J., y YUSTE, J. “La LIJ ante la red. Nuevos soportes, formatos y formas literarias para niños y jóvenes”. Barcelona: CLIJ: Cuadernos de literatura infantil y juvenil, 27 (260), 22-31. ISSN 0214-4123.

COELHO NETTO, J. T. Semiótica, Informação e Comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1983.

ELLESTRÖM, L. “The Modalities of Media: A Model for Understanding INtermedial Relations. En Elleström, L”. (ed.), Media borders, multimodality and intermediality. Londres: Palgrave Macmillan. 11-48, 2010. https://doi.org/10.1057/9780230275201

GABRIEL, M. El poder del arte. Santiago de Chile: Roneo, 2019.

GANYET, J. M. “My Space i la selecció digital”. Via empresa. Barcelona: 21 de marzo de 2019. ttps://www.viaempresa.cat/opinio/ganyet-myspace-seleccio-digital_210516_102.html

GARCÉS, M. “El Compromís”. Nativa. Barcelona: 28 de abril de 2011. http://www.nativa.cat/2011/04/el-compromis/

GARCÉS, M. Nueva ilustración radical. Barcelona: Anagrama, 2017.

GREIMAS, A. J., y COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2013.

HAWTHORNE, S. Bibliodiversidad. Buenos Aires: La Marca, 2018.

HESSEL, S. ¡Comprometeos!. Barcelona: Destino, 2011.

HJELMSLEV, L. Ensaios Linguísticos. São Paulo: Perspectiva, 1991.

HJELMSLAV, L. Prolegômenos a uma Teoria da Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2009.

JAKOBSON, R. Lingüística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1990.

JENKINS, H. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. Nova Iorque: New York University Press, 2006.

KOZAK, C. Poéticas/políticas de la materialidad en la poesía digital latinoamericana. Perífrasis, v. 10, no 20, p. 71-93. Santiago: Universidad de los Andes, 2019.

KURWINKEL, T. Bilderbuchanalyse: Narrativik- Ästhetik - Didaktik. Berna: Francke Verlag, 2017.

LANDOWSKI, E. Interações arriscadas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

LANDOWSKI, E. Com Greimas: interações semióticas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

LEGGO, C., y IRWIN, R. Ways of Attending: Arts and Poetry. Canadian Review of Art Education: Research & Issues, 45 (1), 50-76, 2018.

MARÍN-VIADEL, R. y Roldán, J. A/r/tografía e Investigación Educativa Basada en Artes Visuales en el panorama de las metodologías de investigación en Educación Artística. Arte, individuo y sociedad, 31 (4), 881- 895, 2019.

MASGRAU-JUANOLA, M. Aprendre a prendre poesia visual: estratègies i orientacions didàctiques. Didacticae, 13, 51-67, 2023. https://doi.org/10.1344/did.2023.13.51-6751.

MASGRAU-JUANOLA, M. y KUNDE, K.. La intermedialidad: un enfoque básico para abordar fenómenos comunicativos complejos en las

aulas. Arte, Individuo y Sociedad, 30 (3), 621-637, 2018. https://doi.org/10.5209/ARIS.59812

MASGRAU-JUANOLA, M. Sobre poesia visual: aprenent a llegir davant les línies. Tesi Doctoral. Univesitat de Girona, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10803/96877

MCLUHAN, M. Comprender los medios de comunicación. Las extensiones del ser humano. Buenos Aires: Paidós, 1996.

MUNARI, B. Fantasía. Barcelona: Gustavo Gili, 2018.

MUNITA, F. «¿Dijo usted “mediador”? Hacia la construcción de un universo semántico para la noción de mediación». Faristol, (81), 8-10, Barcelona, 2015.

MUNITA, F. Yo, mediador(a). Granada: Octaedro, 2021.

NELLES, J. Bücher über Bücher. Das Medium Buch in Romanen des 18. und 19. Jahrhunderts. Waldbüttelbrunn: Königshausen & Neumann, 2002.

PRATTEN, R. “Getting Started with Transmedia Storytelling”. Autoeditado, 2011. http://videoturundus.ee/transmedia.pdf

RAJEWSKY, I. Intermediality, intertextuality, and remediation: A literary perspective on intermediality. Intermédialités. Montreal: Erudit (6), 43–64, 2005. https://doi.org/10.7202/1005505ar

RAMALHO, S.. L’art en l’educació com a compromís. En M. Masgrau (ed.). Diàlegs sobre art, educació i compromís. Barcelona: Graó, 105-113, 2021.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Diante de uma imagem. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2010.

RAMALHO E OLIVEIRA, Sandra. Imagem também se lê. São Paulo: Rosari, 2006.

SCHRÖTER J. “Discourses and Models of Intermediality”. CLCWeb: Comparative Literature and Culture, 13(3). Tennessee, 2011. https://

doi.org/10.7771/1481-4374.1790

SCHULTE-SASSE, J. Von der schriftlichen zur elektronischen Kultur: Über neuere Wechselbeziehungen zwischen Mediengeschichte und Kulturgeschichte. En Hans Ulrich Gumbrecht, Ludwig Pfeiffer (ed.), Materialität der Kommunikation. Suhrkamp. 429-453. Deutsche Digitale Kommunikation, 1995.

VIGOTSKY, L. La imaginación y el arte en la infancia. Madrid, Akal, 2006.

Downloads

Publicado

2024-03-27

Como Citar

MASGRAU JUANOLA, Mariona; KUNDE, Karo; GASPAR, Débora da Rocha; DELGADO, Christian Arenas. Leitura digital e intermedial: Orientações didáticas para uma mediação de leitura que integra diferentes linguagens artísticas: . Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–27, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0003. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24723. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática