Uma abordagem do grotesco na fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0008

Palavras-chave:

fotografia, arte visual , grotesco

Resumo

O Grotesco tem seu lugar nas categorias estéticas. Este lugar se intensificou quando artistas se afastaram da ideia do Belo como referência tradicional e hegemônica da Arte Visual e passaram a produzir obras que assumiam posições intencionalmente contrárias à concepção tradicional de Beleza Idealizada, investindo no Feio como atitude opositiva ou expressiva, especialmente a partir do momento em que as proposições experimentais e contestatórias foram adotadas no caminho para o Modernismo. A oposição dicotômica entre Belo e Feio possibilitou o desdobramento para o Grotesco na medida em que ele, o Grotesco, ao surgir da fealdade, levou alguns artistas a recorrerem ao uso de formas densas, intensas e até mesmo agressivas num segmento estético que passou a tematizar aspectos escatológicos, mórbidos e grotescos. Este é o motivo que levou ao desenvolvimento deste trabalho cujo objetivo é explanar as relações entre o atavismo que envolve as relações humanas com a morte e a morbidez usando imagens fotográficas e a aproximação com a semiótica discursiva para refletir sobre o Grotesco a partir de um núcleo opositivo fundamental: Beleza versus Feiura ou Grotesco como estratégia metodológica para análise da produção de sentido.

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Biografia do Autor

Isaac Antonio Camargo, Federal University of Mato Grosso do Sul

Doutor em Comunicação e Semiótica – PUC/SP, Mestre em Educação – UEL/PR- Licenciado em Desenho e Plásticas – UNAERP/SP Professor dos Cursos de Artes Visuais – Licenciatura e Bacharelado – UFMS. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9333201903835944. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-1629-2022. E-mail: isaac.camargo@ufms.br

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

CAMARGO, Isaac Antonio. Uma abordagem do grotesco na fotografia. Palíndromo, Florianópolis, v. 15, n. 36, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5965/2175234615362023e0008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/23375. Acesso em: 23 nov. 2024.