O corpo, a paisagem e o percurso em “Tombo: Centro Novo, 2017” de Rochelle Costi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612262020061

Palavras-chave:

paisagem, percurso, corpo, arte contemporânea, cultura

Resumo

Discutindo a paisagem urbana como construção social, escolheu-se para o trabalho de Rochelle Costi “Tombo: Centro Novo, 2017” em que a artista apresenta o centro de São Paulo que já não existe, em imagens dentro de arquivos. O corpo, a paisagem e a trajetória da cidade estão intricados em uma série de imagens que obrigam o público a saírem de seus lugares de apreciadores. A instalação foi apresentada em uma exposição que discutia a cidade de São Paulo, a partir da proposição de Flusser sobre essa cidade. O artigo discute o trabalho de Rochelle relacionando a arte com a sociologia, a antropologia, apresentando a ideia de que os objetos contemporâneos, assim como a paisagem urbana, devem ser vistos de forma interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Aparecida de Oliveira, Federal University of Technology – Paraná

Mestre em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, Professora de Estágio Curricular Supervisionado na Universidade da Região de Joinville e Especialtista Cultural - Educadora de Museus na Prefeitura de Joinville.

Luciana Martha Silveira, Federal University of Technology – Paraná

Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1994), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado na Universidade de Michigan (2009-2010). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte e Tecnologia; Arte Brasileira; Mulheres artistas; Imagens técnicas e representação; Artemídia; Arte, Tecnologia e Sociedade.

Referências

ANJOS, Moacir dos. Contraditório: Arte, Globalização e Pertencimento. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

BRAGA, Paula. Os ano 1960: descobrir o corpo. In: BARBCINSKI, Fabiana Werneck (org.). Sobre a Arte Brasileira: da Pré-história aos anos 1960. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2013.

______________________. Diferentes, Desiguais e Desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.

CHIARELLI, Tadeu. Poéticas da Tridimensionalidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NweJel6mU7k. Acesso em 15/10/2019.

COSTI, Rochelle. Site da Artista. Disponível em: www.rochellecosti.com. Acesso em 18/10/2019.

DANTO, Arthur. A Transfiguração do Lugar-comum: uma filosofia da arte. São Paulo: CosacNaify, 2005.

Exposição São Paulo não é uma cidade – invenções do centro. Disponível em: https://www.infoartsp.com.br/agenda/sao-paulo-nao-e-uma-cidade-invencoes-do-centro/. Acesso em 18/10/2019.

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

OLIVEIRA, Deise. A Arte Brasileira dos anos 1990 através da Série “Quartos-São Paulo” de Rochlle Costi. Dissertação: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019.

SIGAUD, Marion. Antropologia do Espaço: habitar, fundar, distribuir, formar. São Paulo: Edições Sesc São Paulo. 2016.

VELASCO, Nina. A SÉRIE VULGO DE ROSANGELA RENNÓ: Fotografia, documento e estética. Trabalho apresentado no III ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado entre os dias 23 a 25 de maio de 2007, na Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

OLIVEIRA, Deise Aparecida de; SILVEIRA, Luciana Martha. O corpo, a paisagem e o percurso em “Tombo: Centro Novo, 2017” de Rochelle Costi. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 26, p. 061–075, 2020. DOI: 10.5965/2175234612262020061. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16464. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática