Origami, um cinema de dobraduras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613312021268

Palavras-chave:

cinema de dobraduras, origami, processo criativo, transcriação

Resumo

O presente artigo trata do processo de criação do curta metragem Origami (Brasil/Paraíba, 4’50”, 2019), de Hélder Nóbrega, transcriado a partir da obra literária Afagos de José Rufino. A fim de apresentar um trajeto criador, que consta em soluções práticas e conceituais sobre a transcriação de um texto basilar para o meio fílmico, utilizamos o paradigma construcionista, por meio de um estudo de caso, subsidiado pela crítica genética, de Cecília Almeida Salles (2008); na teoria da transcriação, de Haroldo de Campos (2011); atrelados ao pensamento de Gilles Deleuze acerca da Dobra. Por englobar o conceito de origami, oriundo do design, e sua aplicabilidade à cinematografia, o estudo deste processo criativo é nomeado como um cinema de dobraduras.

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Biografia do Autor

Hélder Paulo Cordeiro da Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Pesquisa processos criativos, voltados para a produção que contemplem o liame entre linguagens artísticas em mídias diversificadas. Mestrando em Artes Visuais (PPGAV - UFPB/UFPE). Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1926911987569403

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

NÓBREGA, Hélder Paulo Cordeiro da. Origami, um cinema de dobraduras. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 268–284, 2021. DOI: 10.5965/2175234613312021268. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16384. Acesso em: 21 dez. 2024.