Gioventù: a menina dos olhos de Eliseu Visconti

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234611242019085

Palavras-chave:

Eliseu Visconti, simbolismo, Gioventù, arte brasileira

Resumo

Este artigo desenvolve uma leitura estética e um estudo contextual sobre a tela Gioventú (1898) de Eliseu Visconti (1866-1944), acervo Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro, Brasil. Para contextualizar, pensa-se o contexto vivido pelo artista, a modernidade e sua relação com o movimento simbolista. A leitura estética é discutida a partir de uma noção de beleza e dos modelos artísticos adotados pelo artista. Dessa forma, objetiva-se pensar como a tela Gioventú reflete um sentido moderno de renovação do passado.

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Biografia do Autor

Fabíola Cristina Alves, Federal University of Paraíba

Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2016). Mestra em Artes pela mesma instituição. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (2008). Desenvolveu estágio de doutorado sanduíche no Programa de Pós Graduação em Artes Plásticas, Estética e Estudos Culturais na Université Paris 1 (2015-2016). Possui experiência como docente na educação básica, tendo também atuado no magistério superior como professora substituta na Universidade Federal do Paraná (2011-2012). Foi professora colaboradora no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (2017) e professora visitante na Fundação Armando Álvares Penteado (2018). Realizou estágio de Pós-doutorado em História da Arte na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (2017-2018). Atualmente é professora na Universidade Federal da Paraíba e atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE).

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Publicado

2019-06-06

Como Citar

ALVES, Fabíola Cristina. Gioventù: a menina dos olhos de Eliseu Visconti. Palíndromo, Florianópolis, v. 11, n. 24, p. 85–98, 2019. DOI: 10.5965/2175234611242019085. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/14053. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

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Artigos Seção temática