Nuno Ramos e os confrontos entre as linguagens: da obra visual à obra literária Cujo (e vice e versa)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015004Parole chiave:
artes visuais , literatura , signo , corpo , contemporaneidadeAbstract
Neste estudo conferimos à obra literária Cujo (1993), de Nuno Ramos (1960), algumas impressões sobre sua obra visual da mesma década. Como um registro de ateliê, Cujo torna-se um meio para Nuno Ramos expressar-se como artista visual (como num relato diário) e como um narrador (por meio de passagens metafóricas) ao descrever e traduzir o próprio procedimento de elucubração estética e de criação artístico-conceitual. Através da escrita aforismática, Nuno Ramos nos leva a pensar sobre a possível correspondência entre a narrativa literária e a especificidade matérica concentrada nas composições visuais - mesmo que efêmeras e híbridas. As vozes de Nuno Ramos enfatizam um processo de “transmutação”, ou seja, uma “tradução intersemiótica” que contrapõe signos linguísticos a outros tipos de signos, aproximando, dessa maneira, palavras e “coisas” e criando o efeito de narrativas sobre as materialidades do mundo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
DIAS, A. Nuno Ramos e suas torres de babel: o criador como tradutor. In: ALENCAR,
A. et. al. Tradução literária: a vertigem do próximo. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2011, p. 23.
DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998. JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1969.
LIMA, M. R. Eduardo Frota, Nuno Ramos: palavra e modos de uso. Revista Poiésis, Rio de Janeiro, dez. 2011, nº 18, p. 27-34.
MAMMÌ, L.; TASSINARI, A.; NAVES, R. Nuno Ramos. São Paulo: Ática, 1997.
NUNES, T. T. Corpo e alegoria: João Gilberto Noll – Walter Benjamin. Niterói: EDUFF, 2011.
OLIVEIRA, E. J. Nuno Ramos. Literatura, um boneco de piche. Suplemento Literário de Minas Gerais, Belo Horizonte, Nov. 2009, Nº 1.326. Disponível em: . Acesso em: 18 dez. 2013.
RAMOS, N. Cujo. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993 (2ª ed. 2011).
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2015 Christiane Pereira Arcuri
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade