Monstera: folha verde, folha de (a) notar ondas sonoras
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0012Parole chiave:
Monstera, b-Aluria, antropoceno, espécies companheiras, "fazer parentes"Abstract
O presente texto articula a experiência pessoal da autora com a planta Monstera (popularmente conhecida como Costela de Adão) com o conceito de "fazer parentes" de Donna Haraway, e busca pensar a interdependência entre humanos e outras espécies. A autora descreve o processo de criação do seu álbum musical "Monstera", considerando a planta como um ponto de partida para a experimentação sonora. Tal processo se daria para além de uma tradução literal entre planta e sujeito, conectando-se com “uma linguagem do sensível”. Através da experiência com o cultivo da Monstera e da leitura de Haraway, a autora busca repensar uma visão antropocêntrica, ao estabelecer uma relação horizontal e de cuidado com outras formas de vida. O texto se configura como um relato autobiográfico que se entrelaça com a discussão de teorias contemporâneas sobre o antropoceno e o papel da arte na construção de novas formas de pensar e agir no mundo. A autora, através da sua experiência musical e da sua relação com a planta, nos convida a repensar nossa relação com o mundo natural e a buscar novas formas de coexistência.
Downloads
Riferimenti bibliografici
COCCIA, E. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Tradução: Fernando Scheibe. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
BLATT, Robert. Entrevista ao site Schloss-Post. 2019. Disponível em: https://schloss-post.com/person/robert-blatt/. Acesso em: 24 de novembro de 2024.
HARAWAY, D. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Tradutor Pê Moreira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
HARAWAY, D. Ficar com o problema: fazer parentes do Chthluceno. Tradutor: Ana Luisa Braga. São Paulo: n-1 edições, 2023.
NOBRE, G. Monstera. Revista Tranxversal, Niterói, Ensaios Flecha, p. 5-8, 2022. Disponível em: https://linktr.ee/tranxversal. Acesso em: 10 maio 2024.
NYMAN, Michael. Experimental Music: Cage and beyond. Cambridge University Press. 2014.
TSING, A.L. Viver nas Ruínas: paisagens multiespécies no antropoceno. Tradutor: Rafael Victorino Devos. Brasília: Mil Folhas do IEB, 2018.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Gabriela Maria Nobre Serôa Campos

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade