Carta ao Prêmio Jabuti: Stella
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616402024e0014Parole chiave:
Stella do Patrocínio, prêmio jabuti, escritos de artistas , recusa, silêncioAbstract
Reino dos bichos e dos animais é o meu nome foi publicado originalmente em 2001 e tornou conhecido o nome de Stella do Patrocínio, autora do falatório (termo da própria autora) que deu origem ao livro. Gravada na Colônia Juliano Moreira – complexo manicomial em que foi internada por décadas –, teve trechos de suas falas transcritos muito depois de seu falecimento. Os áudios só foram disponibilizados na íntegra vinte e um anos após o livro, graças ao esforço empreendido por Sara Ramos em sua dissertação de mestrado. Com a intenção de somar às leituras que tem apontado problemáticas na celebração irrestrita de Stella do Patrocínio como poeta, contrapondo a isso à privação do cuidado em liberdade e da possibilidade de decidir por si mesma que sofreu (concernente às políticas de Estado no século XX contra pessoas negras e diagnosticadas, e suas marcas até hoje na assistência à saúde e cultura nacionais), esta carta foi enviada ao Prêmio Jabuti, ao qual o livro foi indicado em 2002. Endereçada junto a algumas páginas da coletânea Escritos de Artistas: anos 60/70, nas quais foram suprimidas todas as palavras de um dos seus capítulos, com exceção de um sobrenome, a carta argumenta sobre a importância das respostas negativas que Stella empreendeu durante as conversas gravadas, e que na sua maioria não foram transcritas no livro indicado ao prêmio. Entendendo que os nãos de Stella, sua busca por quietude, têm uma importância tão grande quanto a de seu falatório.
Downloads
Riferimenti bibliografici
PATROCÍNIO, Stela do. Reino dos bichos e dos animais é o meu nome. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2001. Organização e apresentação de Viviane Mosé; 1ª Edição, 2001.
MHz: Stella do Patrocínio e a loucura no Brasil. [S. l.]: Rádio Novelo; Associação Quatro Cinco Um. 18 de maio de 2022. Podcast. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/podcasts/repertorio-451-mhz/stella-do-patrocinio-e-a-loucura-no-brasil/. Último acesso em: 16/06/2024.
RAMOS, Sara Martins. Stella do Patrocínio: entre a letra e a negra garganta de carne. 2022. 217 fls. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada, Foz do Iguaçu, 2022. Disponível em: https://dspace.unila.edu.br/items/84d91349-d213-425f-975d-3d2da6e12b7c. Último acesso em: 15/06/2024.
STELLA, Frank. JUDD, Donald. Questões para Stella e Judd. In: FERREIRA, Glória (organização); COTRIM, Cecilia (organização). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar. 2006. p. 122-138.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Jandir Jr.

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade