Príamo e o resgate de Heitor: um estudo sobre o trágico na pintura da cerâmica ática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0002Parole chiave:
arte grega, pintura, resgate de Heitor, Príamo, tragédiaAbstract
O objetivo deste estudo é o de argumentar que Príamo é o personagem principal nas pinturas do resgate de Heitor e que os pintores, ao se concentrarem nele, representaram a sua tragédia. Para atingir tal fim, foram selecionadas seis pinturas consideradas as mais dramáticas, as quais são analisadas a partir da narrativa visual, levando em conta a composição, os gestos e as posturas. Visto que a Ilíada de Homero serviu de inspiração aos pintores, apresenta-se como Homero concebeu esta cena, bem como o entendimento de Aristóteles sobre a tragédia, de modo a destacar o caráter dramático da tradição pictórica e suas especificidades.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARISTÓTELES. Poética. Edição bilíngue. Tradução de Paulo Pinheiro. São Paulo: Editora 34, 2015.
BAPD – Beazley Archive Pottery Database. Disponível em: https://www.carc.ox.ac.uk/carc/pottery. Acessado em: jun. 2024.
BEAZLEY, John Davidson. Paralipomena. Additions to Attic black figure vase painters and to Attic red figure vase painters. Oxford: Clarendon, 1971.
BOARDMAN, John. Athenian black figure vases: a handbook. London: Thames and Hudson, 1974. Corrected edition, 1991.
BOARDMAN, John. Athenian red figure vases, the archaic period: a handbook. London: Thames and Hudson, 1975. Reprinted, 1997.
BOULTER, Cedric G.; LUCKNER, Kurt T. Corpus Vasorum Antiquorum. United States of America, Fascicule 17. The Toledo Museum of Art. Fascicule 1. Toledo (OH): Toledo Museum of Art, 1976.
CATONI, Maria Luisa. La comunicazione non verbale nella Grecia antica: gli schemata nella danza, nell’arte, nella vita. Torino: Bollati Boringhieri, 2005. Seconda edizione, 2008.
COLLIGNON, Maxime ; COUVE, Louis. Catalogue des vases peints du Musée National d’Athènes. Paris : Albert Fontemoing, 1902.
ERBSE, Hartmut (Hrsg.). Scholia Graeca in Homeri Iliadem: (scholia Vetera). Volumen quintum. Berlin: Walter de Gruyter, 1977.
FRANZONI, Claudio. Tirannia dello sguardo: corpo, gesto, espressione dell’arte greca. Torino: Giulio Einaudi, 2006.
GIULIANI, Luca. Image and myth: a history of pictorial narration in Greek art. Chicago: University of Chicago, 2013.
HASPELS, Caroline Henriette Emilie. Attic black-figured lekithoi. Paris: De Boccard, 1936.
HOMERO. Ilíada. Edição bilíngue. Tradução de Trajano Vieira. São Paulo: Editora 34, 2020.
ISLER, Hans Peter. Un’idria del Pittore di Londra B 76 con il riscatto di Ettore. Numismatica e Antichità Classiche, v. 15, p. 95-123, 1986.
KNITTLMAYER, Brigitte. Die attische Aristokratie und ihre Helden: Untersuchungen zu Darstellungen des trojanischen Sagenkreises im 6. und frühen 5. Jahrhundert v. Chr. Heidelberg: Archäologie und Geschichte, 1997.
KOSSATZ-DEISSMANN, Annelise. Achilleus. In: Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae. Band I.1-2. Zürich; München: Artemis, 1981. p. 37-200; pr. 56-145.
LAURENS, Annie-France. Hekabe. In: Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae. Band IV.1-2. Zürich; München: Artemis, 1988. p. 473-481; pr. 280-283.
LE BRETON, David. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009.
LESSING, Gotthold Ephraim. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia: com esclarecimentos ocasionais sobre diferentes pontos da história da arte antiga. São Paulo: Iluminuras, 2011.
LULLIES, Reinhard. Corpus Vasorum Antiquorum. Deutschland, Band 35. Kassel, Antikenabteilung der Staatlichen Kunstsammlungen, Band 1. München: C. H. Beck,1972.
MILLER, Margaret C. Priam King of Troy. In: CARTER, Jane B.; MORRIS, Sarah P. (eds.). The Ages of Homer: a tribute to Emily Townsend Vermeule. Austin: University of Texas, 1995. p. 449-465.
MOIGNARD, Elizabeth. Corpus Vasorum Antiquorum. Great Britain, Fascicule 16. Edinburgh, The National Museums of Scotland. Oxford: Oxford University, 1989.
NEUMANN, Gerhard. Gesten und Gebärden in der griechischen Kunst. Berlin: Walter de Gruyter, 1965.
PETRINA, Marta. I gesti del dolore nella ceramica attica (VI-V secolo): per un’analisi della comunicazione non verbale nel mondo greco. Venezia: Istituto Veneto di Scienze, Lettere ed Arti, 2001.
POLLAK, Ludwig. Priamos bei Achill. Mitteilungen des Deutschen Archäologischen Instituts: Athenische Abteilung, v. 23, p. 169-177, 1898.
PURVES, Alex C. Homer and the poetics of gesture. Oxford: Oxford University, 2019.
REDFIELD, James Michael. Nature and culture in the Iliad: the tragedy of Hector. Chicago: University of Chicago, 1975.
RECKE, Matthias. Gewalt und Leid: das Bild des Krieges bei den Athenern im 6. und 5. Jh. v. Chr. Istanbul: Ege Yayınları, 2002.
REDFIELD, James Michael. Nature and culture in the Iliad: the tragedy of Hector. Chicago: University of Chicago, 1975.
RHOMAIOS, Konstantinos Athanasios; PAPASPYRIDI, Semi. Corpus Vasorum Antiquorum. Grèce, Fascicule 1. Athènes, Musée National, Fascicule 1. Paris : Honoré Champion, 1930.
ROBERT, Carl. Bild und Lied: archäologische Beiträge zur Geschichte der griechischen Heldensage. Berlin: Weidmann,1881.
SHAPIRO, Harvey Alan. Myth into art. Poet and painter in classical Greece. London: Routledge, 1994a.
SHAPIRO, Harvey Alan. Poet and painter Iliad 24 and the Greek art of narrative. Numismatica e Antichità Classiche, v. 23, p. 23-48, 1994b.
SNODGRASS, Anthony McElrea. Narration and allusion in archaic Greek art. The Eleventh J. L. Myres Memorial Lecture. London: Leopard’s Head, 1982.
SNODGRASS, Anthony McElrea. Homer and the artists: text and pictures in early Greek art. Cambridge: Cambridge University, 1998.
STANSBURY-O’DONNELL, Mark D. Pictorial narrative in ancient Greek art. Cambridge: Cambridge University, 1999.
TOUCHEFEU, Odette. Hektor. In: Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae. Band IV.1-2. Zürich; München: Artemis, 1988. p. 482-498; pr. 284-291.
TOUCHEFEU-MEYNIER, Odette. L'humiliation d'Hector. Mètis. Anthropologie des mondes grecs anciens, v. 5, p. 157-168, 1990.
VISCONTI, Girolamo. Il riscatto del corpo di Ettore nella ceramografia attica. Hormos: Ricerche di Storia Antica, v. 1, p. 35-59, 2008-2009.
WESCOAT, Bonna Daix. Poets & heroes: scenes of the Trojan War. Atlanta: Emory University Museum of Art and Archaeology, 1986.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 José Geraldo Costa Grillo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade