Notas sobre o Atlas Mnemosyne: concepção, fortuna crítica e método

Autori

  • Serzenando Alves Vieira Neto UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0014

Parole chiave:

Aby Warburg, Atlas Mnemosyne, Historiografia da Arte, Estudos Visuais

Abstract

O Atlas Mnemosyne, um projeto inovador levado adiante por Aby Warburg (1866–1929) durante seus últimos anos de vida, emerge atualmente como um objeto de crescente interesse científico. Neste artigo, propomo-nos a contribuir com as atuais discussões sobre o atlas, oferecendo uma análise histórico-contextual abrangente de sua gênese, recepção e nuances metodológicas. Através da análise crítica da literatura, apresentamos duas hipóteses de leitura: i) a indissociabilidade do Atlas Mnemosyne com o contexto geral da obra de Warburg, isto é, sua estreita relação com um conjunto de textos que lhe são adjacentes; ii) o caráter enigmático e aparentemente arbitrário do atlas como reflexo direto de um estilo de produção textual que se baseia na formulação de aforismos e na interconexão do fragmentário como uma forma legítima de reflexão teórica.

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Pubblicato

2024-03-06

Come citare

ALVES VIEIRA NETO, Serzenando. Notas sobre o Atlas Mnemosyne: concepção, fortuna crítica e método. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–31, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24254. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção aberta