Desaproprio a hora ao redor deste artigo: notações pessoais sobre proposições de Guilherme Vaz
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613312021107Parole chiave:
Guilherme Vaz, Proposição Artística, Arte Conceitual, Arte Sonora, América LatinaAbstract
Este artigo aborda três proposições artísticas realizadas por Guilherme Vaz entre 1969 e 1970 para o Salão da Bússola no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a mostra sequencial Agnes Dei na Petite Galerie do Rio de Janeiro e a exposição coletiva Information no Museu de Arte Moderna de Nova York. Realizadas no período correspondente à sua primeira vivência na cidade do Rio de Janeiro, marcada por encontros e contágios com Artur Barrio, Thereza Simões, Nelson Pereira dos Santos e Frederico Morais, essas proposições se dão pelo meio de palavras em três estados distintos: comunicadas pelo corpo do próprio artísta, escritas em pequenos bilhetes afixados na galeria ou reproduzidas por um alto-falante. Minha metodologia consiste na introdução deste período a partir de um breve arco artístico-biográfico, seguida pela descrição de suas obras a partir de seu contexto de realização e do diálogo crítico com textos e obras artísticas, e concluída por reflexões ensaísticas a respeito das especificidades e efeitos dos diferentes estados voco-verbais das palavras nestas três proposições.
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