A ninfa nos azulejos de Adriana Varejão
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613302021272Parole chiave:
Adriana Varejão, Ninfa, Azulejo, Arte ContemporâneaAbstract
O estudo aponta a ninfa na obra da artista plástica Adriana Varejão (1964-). Nascida no Rio de Janeiro, as imagens da brasileira Adriana Varejão destacam-se no circuito artístico contemporâneo. Analisam-se as imagens a partir de questões teóricas articuladas com a Ninfa, formuladas pelo historiador da arte Aby Warburg em sua fértil obra, incorporadas e revisitadas pela história da arte escrita por Georges Didi-Huberman. As ninfas em Varejão foram indicadas em três de suas imagens da série Saunas e Banhos – entranhadas ao azulejo, tema/objeto caro à artista – a partir de similitudes para com imagens produzidas em outros tempos históricos, também problematizadas como ninfas.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.
ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos.São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BURUCÚA, José Emilio. Historia, arte, cultura. De Aby Warburg a Carlo Ginzburg. Buenos Aires, Fondo de Cultura Económica, 2003.
BURUCÚA, José Emilio... [et al]. Ninfas, serpientes, constelaciones: la teoría artística de Aby Warburg. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Museo Nacional de Bellas Artes. Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología, Secretaría de Gobierno de Cultura., 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. O olho da história, 3. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018 a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2018b.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2017 a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017b.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012 a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe. Ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015 a.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa fluida. Essai sur le drapé désir. Paris: Gallimard, 2015b.
DIDI-HUBERMAN, Georges. La condition des images. In: AUGÉ, M; DIDI-HUBERMAN, G.; ECO, U. L’éxpérience des images. Paris: L’eu editions, 2011.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Venus rajada – desnudez, sueño, crueldad. Buenos Aires: Editorial Losada, 2005.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pese a todo: memoria visual del Holocausto. Barcelona: Paidós, 2004.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna. Essai sur le drapé tombé. Paris: Gallimard, 2002.
HERKENHOFF, Paulo. Saunas, 2005. In: Adriana Varejão. Chambre d’échos/Câmara de Ecos. Fondation Cartier pour l’art contemporain/Actes Sud, 2005.
MICHAUD, Philip-Alain. Aby Warburg e a imagem em movimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
MORAES, Marcos. Adriana Varejão. São Paulo: Folha de São Paulo; Instituto Itaú Cultural, 2013.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; VAREJÃO, Adriana. Pérola Imperfeita. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
SZIR, S. A Ninfa. In: BURUCÚA, José Emilio... [et al]. Ninfas, serpientes, constelaciones: la teoría artística de Aby Warburg. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Museo Nacional de Bellas Artes. Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología, Secretaría de Gobierno de Cultura., 2019.
VAREJÃO, Adriana. Chambre d’échos / Câmara de Ecos. Entrevista com Hélène Kelmachter, 2004. In: VAREJÃO, Adriana. Chambre d’échos / Câmara de Ecos. Fondation Cartier pour l’art contemporain / Actes Sud, 2005.
WARBURG, Aby. A presença do antigo. Escritos inéditos. Volume 1. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.
WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
WARBURG, Aby. A renovação da Antiguidade pagã. Contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 2013.
WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne. Madrid: Ediciones AKAL, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Adriel Dalmolin Zortéa, Daniela Queiróz Campos
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade