Corpo - paisagem:
identidade e nomadismo nos registros de performance de Ana Mendieta
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234613292021134Parole chiave:
corpo feminino, paisagem, território, Ana MendietaAbstract
Trata-se de um estudo sobre identidade e nomadismo na arte contemporânea latino-americana a partir dos registros de performance. Exílio, territórios, deslocamentos e corpo são palavras chave para compreensão da obra Silueta Series (1974), composta por 200 fotografias realizadas em um período de aproximadamente sete anos, pela artista cubana Ana Mendieta (1948-1985). O artigo busca refletir os múltiplos conceitos intrínsecos na obra dessa artista pioneira que traz o corpo feminino como elemento central integrado a paisagem e ao nomadismo, além de questões de gênero, política, identidade e nomadismo que são subjetivamente estabelecidas de maneira atemporal.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BERGER, Mirela. Corpo e Identidade Feminina. 2006. 296 f. Tese Doutorado em Antropologia –Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2006.
BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
MEREWETHER, Charles. From Inscription to Dissolution: An Essay on Expenditure in the Work of Ana Mendieta. In: Ana Mendieta. MOURE, Gloria (Ed,). Número da edição. Local de Centra Galego de Arte Contemporanea, Barcelona: Ediciones Poligrafa, 1996.
MENDIETA, Ana. Leitura com slides na Universidade de Alfred. Nova Iorque, 1983.
_____. Introduction. In: Catalogue of the Exhibition: Dialectics of Isolation. NY: A.I.R
Gallery, 1980
_____. Artist’s Statement. Exhibition: Ana Mendieta. Silueta Series, 1977.
RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: M. Fontes. 2006.
SPERO, Nancy. Tracing Ana Mendieta. In: Artforum, vol 30, No 8, 1992, p. 75-77
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Laís Miguel Lacerda, Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade