Em busca do título de mestre: autobiografia em performances
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612272020283Parole chiave:
performance art na Bahia, autobiografia, corpo, arte contemporâneaAbstract
O presente texto descreve e analisa a performance “Em busca do título de mestre”, 2005 - 2007, série produzida entre a academia e a rua, e de como esse processo foi transformado pelo autor/artista numa performance duracional de caráter autobiográfico. Uma vez que o ato de escrever sobre o gênero performance exige uma abordagem multidisciplinar, envolvendo diversas áreas do conhecimento nas fronteiras da arte e da vida, o uso da linguagem poética e da metalinguagem foram recursos explorados em toda a composição textual.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Editora Ática, 1998.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 2. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
MEDEIROS, Maria Beatriz de. Aisthesis: estética, comunicação e comunidades.Chapecó: Argos, 2005.
NAISBITT, John. Morte, sexo e corpo: o novo movimento da Specimen Art. In: High Tech. High Touch. A tecnologia e a nossa busca por significado. São Paulo: Cultrix, 2000. p. 209-251.
NERUDA, Pablo. Antologia Poética. Rio de Janeiro: José Olympio Editora S. A., 1988.ZMÁRIO. ZMário (José Mário Peixoto Santos): depoimento [mai. 2007]. Salvador: Barris, 2007. Gravação em formato digital (55 min 9 s). Entrevista concedida ao autor.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade