ARTE (POSTAL) COMO PROCESSO

Auteurs

  • Liana Schedler Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234607132015020

Mots-clés :

arte postal , arte contemporânea , institucionalização da arte

Résumé

Assim como qualquer manifestação cultural, a arte postal surge, em âmbito internacional, a partir de diferentes influências e questionamentos herdados de situações prévias ou contemporâneas. Neste artigo apresento algumas dessas influências, pelo menos as principais, bem como um panorama do contexto artístico-histórico que alimentou essa prática. Partindo das questões da arte conceitual e das manifestações conceitualistas que se deram na América Latina, relaciono a arte postal a essa série de proposições artísticas que tinham como problemática o “objeto de arte”, a crítica às instituições museológicas e o lugar da arte na vida. Entendendo a arte postal na sua dimensão internacional, por fim, a situo no contexto artístico brasileiro, pelo qual tenho particular interesse, a partir do mapeamento de eventos e, posteriormente, da sua recente institucionalização.

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Biographie de l'auteur

Liana Schedler, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editora e fundadora da Ícone: Revista Brasileira de História da Arte, também atua como pesquisadora e curadora independente.

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Publiée

2016-04-18

Comment citer

SCHEDLER, Liana. ARTE (POSTAL) COMO PROCESSO. Palíndromo, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 020–041, 2016. DOI: 10.5965/2175234607132015020. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/7733. Acesso em: 22 déc. 2024.

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