Rebeldia e modernidade em Marcel Duchamp: uma redefinição do objeto e do sujeito artísticos

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234606122014068

Mots-clés :

arte moderna , Michel Duchamp, Arte e Conceito

Résumé

O ensaio busca esclarecer e discutir a obra de Marcel Duchamp na primeira metade do século XX, examinando sua proposta de rebeldia no contexto político-institucional de sua época e uma questão mais específica: a relação entre Arte e Conceito nesta produção artística, atentando neste caso para os modos como a redefinição do espaço artístico e do objeto artístico terminam por propor uma nova noção de Arte e uma nova noção de Artista. Tal redefinição, conforme se propõe, apresenta um significativo valor político ao situar o artista rebelde como questionador da ordem vigente e de um discurso institucional que procura enquadrar o objeto artístico dentro dos limites previstos.

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Biographie de l'auteur

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor da Univesidade Federal Rural do Rio de Janeiro nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Professor-Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense.

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Publiée

2014-12-06

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BARROS, José D’Assunção. Rebeldia e modernidade em Marcel Duchamp: uma redefinição do objeto e do sujeito artísticos. Palíndromo, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 68–93, 2014. DOI: 10.5965/2175234606122014068. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/5451. Acesso em: 22 déc. 2024.

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Artigos Seção aberta