Frederico Morais: A Crise da Vanguarda Construtiva no Brasil (1960-70)
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234604082012083Mots-clés :
Frederico Morais , Do corpo à terra, Golpe MilitarRésumé
Quando Frederico Morais organizou os eventos no Aterro do Flamengo a proposta já era, como em Hélio Oiticica, de eliminar a distância entre a arte contemporânea, seu significado social e as massas urbanas. Aproximar as pessoas da arte, aproximar a arte da vida, esse foi um dos objetivos dos eventos que marcaram a démarche das neovanguardas dos anos de 1960 e de 1970. No caso específico das artes, o objeto – como categoria artística – tinha ganhado importância no processo de comunicação das linguagens visuais e tornou-se elemento chave para a realização da exposição Objeto e Participação no Palácio das Artes em 17 de abril de 1970. Juntamente com a exposição, Morais pensou na realização de manifestações artísticas (arte vivencial, conceitual ou efêmera e etc.) no espaço do Parque Municipal de Belo Horizonte, conhecida como Do corpo à terra, entre os dias 17 e 21 de abril de 1970.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marcelo Mari 2013
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade