Frederico Morais: A Crise da Vanguarda Construtiva no Brasil (1960-70)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234604082012083

Mots-clés :

Frederico Morais , Do corpo à terra, Golpe Militar

Résumé

Quando Frederico Morais organizou os eventos no Aterro do Flamengo a proposta já era, como em Hélio Oiticica, de eliminar a distância entre a arte contemporânea, seu significado social e as massas urbanas. Aproximar as pessoas da arte, aproximar a arte da vida, esse foi um dos objetivos dos eventos que marcaram a démarche das neovanguardas dos anos de 1960 e de 1970. No caso específico das artes, o objeto – como categoria artística – tinha ganhado importância no processo de comunicação das linguagens visuais e tornou-se elemento chave para a realização da exposição Objeto e Participação no Palácio das Artes em 17 de abril de 1970. Juntamente com a exposição, Morais pensou na realização de manifestações artísticas (arte vivencial, conceitual ou efêmera e etc.) no espaço do Parque Municipal de Belo Horizonte, conhecida como Do corpo à terra, entre os dias 17 e 21 de abril de 1970.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcelo Mari, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Arte e Produção Simbólica pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2001). Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1997).

Téléchargements

Publiée

2013-07-24

Comment citer

MARI, Marcelo. Frederico Morais: A Crise da Vanguarda Construtiva no Brasil (1960-70). Palíndromo, Florianópolis, v. 4, n. 8, 2013. DOI: 10.5965/2175234604082012083. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3592. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção temática