Arte Ambiental: Formas Relacionais na Modelagem dos Lugares
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234604082012030Mots-clés :
Arte relacional, esfera pública, formas de saber, comunidadeRésumé
Apresentam-se as perspectivas de desenvolvimento de um projeto de intervenção artística cujo sentido se constitui pela criação de uma zona aberta e colorida no morro da Mangueira no Rio de Janeiro. Nessa modelagem do lugar, gesta-se um trabalho de arte relacional na proposição de momentos de encontro e produção de objetos para troca e contato interpessoal. Abrimos terreno para a colaboração mútua em processos criativos e reflexivos, ambos calcados na consciência ambiental pelo enlace afetivo amplificado com o espaço e a coletividade ao entorno. Seus participantes estão envolvidos na integração comunidade/escola/universidade praticando a aproximação entre o saber acadêmico, especializado, o saber docente, amplo e escolarizado, e os saberes comunitários, enraizados nas formas vitais do cotidiano e preservado em sua memória local.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, E. Arte Lúdica. São Paulo: EDUSP, 1997.
BACHELARD, G. A Terra e os Devaneios da Vontade. São Paulo, Martins Fontes, 2001. BOURRIAUD, Nicolas. Arte Relacional. São Paulo: Martins Fontes Ed., 2005.
BRANDÃO, C.R. (Org.). Pesquisa Participante. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1981.
CASTRO, Manuel Antônio. ARTE: Corpo, Mundo e Terra. Rio de Janeiro, Ed. 7 Letras, 2009.
FRADE, Isabela, HENCK, Joice e SARAIVA, Leticia. Da Esfera Relacional à Arte Pública – o projeto Terra Doce na Via UERJ – Mangueira. Belo Horizonte, Editora C/ Arte, 2011. p. 509 – 518.
FRANGE, Lucimar Bello. Cidades desenhantes – um desnorte. In Entre Territórios. Salvador: UFBA, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
GUERRA FILHO, Willis Santiago. A última aventura humana sobre a terra. In A fidelidade à terra. FEITOSA, Charles et alli. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2003. p. 155 - 162.
KINCELER, José. As noções de descontinuidade, empoderamento e encantamento no processo criativo de “Vinho Saber – arte relacional em sua forma complexa in Anais XVII Anpap. Florianópolis, UDESC, 2008.
MATURANA, Humberto e VERDEN-ZOLLER, Gerda. Amar e Brincar – Fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Atenas, 2009.
OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1986.
RANCIÉRE, Jacques. A Partilha do Sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Isabela Frade 2013
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade