“Receptores das ondas mnêmicas”: Aby Warburg como leitor de Nietzsche

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0007

Mots-clés :

Aby Warburg, Friedrich Nietzsche, Pathosformel, trágico, dionisíaco

Résumé

Este artigo tem como objetivo investigar como o historiador da arte Aby Warburg leu e recepcionou a obra de Friedrich Nietzsche. Embora o nome do filósofo não seja mencionado uma única vez em seus escritos publicados, sua influência é claramente perceptível no quadro histórico que Warburg apresenta sobre o amplo fenômeno da pós-vida da Antiguidade no Renascimento europeu. Para explorar essa questão, o artigo se divide em duas partes. Primeiramente, analisa-se o desenvolvimento das pesquisas de Warburg sobre o Renascimento, destacando a formulação de conceitos que sugerem uma influência de Nietzsche, como a “psicologia da polaridade” e a “fórmula de páthos”. Em seguida, examina-se o acervo documental legado por Warburg na forma de manuscritos e cartas, os quais oferecem elementos fundamentais para a compreensão de sua interpretação da obra do filósofo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Serzenando Alves Vieira Neto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pesquisador de pós-doutorado do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com projeto de pesquisa fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), processo nº 2022/16114-4.

Références

BERTRAM, Ernst. Nietzsche: Versuch einer Mythologie. Berlin: Georg Bondi, 1920 [1918].

CENTANNI, Monica. Aby Warburg and living thought. In: Aby Warburg and living thought. Tradução de Elizabeth Thomson. Dueville: Ronzani, 2022, p. 317-413.

COOPER, Jean C. (org.). Brewer’s book of myth and legend. Oxford : Helicon, 1993 [1992].

FERNANDES, Cássio. Warburg e Burckhardt. Modos, v. 4, n. 3, p.100-119, 2020.

GHELARDI, Maurizio. Aby Warburg et la “lutte pour le style”. Paris: L’écarquillé, 2016 [2012].

GHELARDI, Maurizio. L’umano senza umanesimo: Warburg e Nietzsche. In Circolo, n. 10, p. 345-359, 2020.

GOMBRICH, Ernst H. Aby Warburg: an intellectual biography. 2ed. Oxford: Phaidon, 1986 [1970].

KAEGI, Werner. Das Werk Aby Warburgs: mit einem unveröffentlichten Brief Jacob Burckhardts. Neue Schweizer Rundschau, v. 5, n. 1, p. 283-293, 1933.

PANOFSKY, Erwin. A. Warburg. In: FÜSSEL, Stephan (org.). Mnemosyne: Beiträge zum 50. Todestag von Aby M. Warburg. Göttingen: Gratia, 1979 [1930], p. 29-33.

PASQUALI, Giorgio. A tribute to Aby Warburg. In: CENTANNI, Monica (org.). Aby Warburg and living thought. Tradução de Elizabeth Thomson. Dueville: Ronzani, 2022 [1930], p. 37-55.

PAULI, Gustav. Antike Einflüsse in der italienischen Frührenaissance. Kunstchronik: Wochenschrift für Kunst und Kunstgewerbe, v. 5, p. 174-177, 1894.

PFOTENHAUER, Helmut. Das Nachleben der Antike: Aby Warburgs Auseinandersetzung mit Nietzsche. Nietzsche-Studien, v. 14, p. 298-313, 1985.

PINOTTI, Andrea. Symbolic form and symbolic formula: Cassirer and Warburg on morphology. Cassirer Studies, v. 1, p. 119-135, 2008.

PRINZHORN, Hans. Nietzsche und das XX. Jahrhundert. Heidelberg: Kampmann, 1928.

RAULFF, Ulrich. Der Teufelsmut der Juden: Warburg und Nietzsche in der Transformatorenhalle. In: Wilde Energien: vier Versuche zu Aby Warburg. Göttingen: Wallstein, 2003, p. 117-150.

ROECK, Bernd. Aby Warburgs Seminarübungen über Jacob Burckhardt im Sommersemester 1927. In: Idea: Jahrbuch der Hamburger Kunsthalle. Hamburg: Prestel, 1991a, p. 65-89.

ROECK, Bernd. Burckhardt, Warburg und die italienische Renaissance. Annali dell’Istituto storico italo-germanico in Trento, n. 17, p. 257-296, 1991b.

SANTINI, Carlotta. Zwischen Geschichte und Gedächtnis: Aby Warburg, Jacob Burckhardt und Friedrich Nietzsche. In: JENSEN, Anthony K.; SANTINI, Carlotta (orgs.). Nietzsche on Memory and History. Berlin: De Gruyter, 2021, p. 279-300.

SAXL, Fritz. Die Bibliothek Warburg und ihr Ziel. In: MÜLLER, Ernst; PICHT, Barbara (orgs.). Vorträge der Bibliothek Warburg: das intellektuelle Netzwerk der Kulturwissenschaftlichen Bibliothek Warburg. Göttingen: Wallstein, 2023 [1921], p. 33-45.

SAXL, Fritz. Three “Florentines”: Herbert Horne, A. Warburg, Jacques Mesnil. In: Lectures. London: The Warburg Institute 1957 [1944], v. 1, p. 331-344.

SCHOELL-GLASS, Charlotte. Aby Warburg und der Antisemitismus: Kulturwissenschaft als Geitespolitik. Frankfurt am Main: Fischer, 2015 [1998].

SETTIS, Salvatore. Pathos und Ethos, Morphologie und Funktion. Vorträge aus dem Warburg-Haus, v. 1, p. 31-73, 1997.

STEIN, Heinrich. Vorlesungen über Ästhetik. Stuttgart: Cotta, 1897.

STUHLFAUTH, Georg. A. Warburg und die Warburg-Bibliothek. Theologische Blätter, v. 5, n. 3, p. 53-64, 1926.

VISCHER, Robert. Luca Signorelli und die italienische Renaissance. Leipzig: Von Veit & Comp., 1879.

WAETZOLDT, Wilhelm. Im Memoriam Aby Warburg. Mitteilungen des Kunsthistorischen Institutes in Florenz, v. 3, n. 5, p. 197-200, 1930.

WARBURG, Aby. Abschlußsitzung des Seminars über Jacob Burckhardt. In: Idea: Jahrbuch der Hamburger Kunsthalle. Organização de Bernd Roeck. Hamburg: Prestel, 1991 [1927], p. 86-88.

WARBURG, Aby. il mondo antico degli dèi e il primo Rinascimento al Nord e al Sud. In: GHELARDI, Maurizio (org.). Opere I: la Rinascita del paganesimo antico e altri scritti (1889-1914). Torino: Nino Aragno, 2004 [1908], p. 499-504.

WARBURG, Aby. Die italienische Antike im Zeitalter Rembrandts. In: LEUSCHNER, Eckhard. Antonio Tempesta: Ein Bahnbrecher des römischen Barock und seine europäische Wirkung. Petersberg: Imhof, 2005 [1926], p. 570-578.

WARBURG, Aby. Florentinische Wirklichkeit und antikisirender Idealismus. In: LADWIG, Perdita; TREML, Martin; WEIGEL, Sigrid (orgs.). Werke in einem Band. Berlin: Suhrkamp, 2010 [1901], p. 211-233.

WARBURG, Aby. Der Fixsternhimmel auf der Sphaera Barbarica auf der Wanderung von Ost nach West. In: LADWIG, Perdita; TREML, Martin; WEIGEL, Sigrid (orgs.). Werke in einem Band. Berlin: Suhrkamp, 2010 [1913], p. 326-348.

WARBURG, Aby. O nascimento de Vênus e A Primavera de Sandro Botticelli. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1893], p. 3-87.

WARBURG, Aby. Os figurinos teatrais para os intermezzi de 1589. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1895], p. 339-425.

WARBURG, Aby. A arte do retrato e a burguesia florentina. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1902], p. 121-168.

WARBURG, Aby. Dürer e a Antiguidade italiana. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1905], p. 435-445.

WARBURG, Aby. A última vontade de Francesco Sassetti. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1907a], p. 169-217.

WARBURG, Aby. Trabalhadores campestres em tapetes da Borgonha. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1907b], p. 289-299.

WARBURG, Aby. A antiga profecia pagã em palavras e imagens nos tempos de Lutero. In: A renovação da Antiguidade pagã. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013 [1920], p. 515-621.

WARBURG, Aby. Grundlegende Bruchstücke. In: HÖNES, Hans; PFISTERER, Ulrich (orgs.). Fragmente zur Ausdruckskunde. Berlin/Boston, De Gruyter, 2015 [1888-1905/1912], p. 1-227.

WARBURG, Aby. Ghiberti e o Laocoonte de Lessing. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1889], p. 53-64.

WARBURG, Aby. O ingresso do estilo ideal antiquizante na pintura do Primeiro Renascimento. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1914], p. 91-140.

WARBURG, Aby. De arsenal a laboratório. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1927], p. 37-52.

WARBURG, Aby. Mnemosyne. O atlas das imagens. Introdução. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1929a], p. 217-229.

WARBURG, Aby. O Antigo romano na oficina de Ghirlandaio. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1929b], p. 197-215.

WARBURG, Aby; BING, Gertrud; SAXL, Fritz. Tagebuch der Kulturwissenschaftlichen Bibliothek Warburg. Organização de Karen Michels e Charlotte Schoell-Glass. Berlin: Akademie, 2001 [1926-1929].

WIND, Edgar. O conceito de Kulturwissenschaft em Warburg e o seu significado para a estética. In: FERNANDES, Cássio (org.). A presença do Antigo: escritos inéditos. Tradução de Cássio Fernandes. Campinas: Editora Unicamp, 2018 [1931], p. 255-279.

Téléchargements

Publiée

2024-07-31

Comment citer

VIEIRA NETO, Serzenando Alves. “Receptores das ondas mnêmicas”: Aby Warburg como leitor de Nietzsche. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–30, 2024. DOI: 10.5965/2175234616392024e0007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25248. Acesso em: 17 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Seção temática