Desatando nós: a importância da contextualização histórica e social para a fruição da arte têxtil

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DOI :

https://doi.org/10.5965/2175234616382024e0015

Mots-clés :

arte têxtil, artesanato, tapeçaria

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama da evolução das percepções acerca da arte têxtil ao longo do tempo, na busca por esclarecer certas noções que ainda na atualidade influenciam o julgamento das obras localizadas nesta categoria. Discutiu-se a importância da contextualização histórica e social de uma dada prática – no caso, o fazer artístico envolvendo fibras têxteis – para que esta possa ser fruída em todo seu potencial. O procedimento adotado foi a pesquisa bibliográfica. Identificou-se uma aproximação da prática artística envolvendo fibras têxteis com o artesanato e atividades femininas. Tal associação iniciou-se durante a Idade Média e intensificou-se a partir do Renascimento, coincidindo com a ideia do artista como gênio criador em contraponto à figura do artesão. Concomitante a este processo, o ideal da mulher como dona-de-casa, de atuação restrita ao ambiente doméstico, passou a ser associada às práticas têxteis. Posteriormente, os cânones modernistas dificultaram a aceitação das obras têxteis como objetos de arte, justamente pela associação com o artesanato a o contexto feminino. A partir da década de 1960 e ao longo da década de 1970, eminentemente na América do Norte, a atuação de vários artistas que se valiam do meio têxtil contribuiu para fomentar a discussão em torno da prática artística estudada e possibilitou que os conceitos tradicionais definidores da obra de arte fossem questionados.

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Elisa Rocha Bueno, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Design da UNESP (Bauru). Bacharel em Design com ênfase em Marketing pela ESPM do Rio de Janeiro. Membro do grAVA. FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design UNESP - Universidade Estadual Paulista; CV: http://lattes.cnpq.br/9596202818430009; ORCID: https://orcid.org/0009-0008-2227-8165; er.bueno@unesp.br

Júlia Lasry Benchimol Lanza, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestranda em Design no Programa de Pós-graduação em Design da UNESP (Bauru). Bacharel em Artes Visuais (UNESP, 2023). Membro do grAVA. FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design UNESP - Universidade Estadual Paulista; CV: http://lattes.cnpq.br/7861869006105346; ORCID: https://orcid.org/0009-0000-4314-9110; julia.lasry@unesp.br

Joedy Luciana Barros Marins Bamonte, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Bacharel em Artes Plásticas (Mackenzie); mestre em Comunicação e Poéticas Visuais (UNESP); doutora em Ciências da Comunicação (USP/ECA); pós-doutora em Pintura (FBAUL/Portugal). Artista visual; docente do Curso de Artes Visuais (DARG) e do Programa de Pós-graduação em Design (FAAC/UNESP). Líder do Grupo de Pesquisas Poéticas em Artes Visuais (grAVA); Departamento de Artes e Representação Gráfica/ FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design UNESP - Universidade Estadual Paulista; CV: http://lattes.cnpq.br/3926126789184059; ORCID https://orcid.org/0000-0002-9519-624X; joedy.bamonte@unesp.br

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Publiée

2024-03-08

Comment citer

ROCHA BUENO, Elisa; LANZA, Júlia Lasry Benchimol; BAMONTE, Joedy Luciana Barros Marins. Desatando nós: a importância da contextualização histórica e social para a fruição da arte têxtil. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 38, p. 1–25, 2024. DOI: 10.5965/2175234616382024e0015. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24492. Acesso em: 21 nov. 2024.

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